Sindicato Rural de Pitanga realiza assembleia de prestação de contas

Luiz Carlos Zampier comanda assembleia do Sindicato Rural de Pitanga

Luiz Carlos Zampier comanda assembleia do Sindicato Rural de Pitanga

O Sindicato Rural de Pitanga promoveu, na semana passada, uma assembleia geral ordinária para a prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2018. A reunião, que ocorreu na sede da entidade, foi comandada pelo presidente Luiz Carlos Zampier e teve a participação de sócios e convidados.

Zampier disse que foram colocados à disposição dos associados todos os livros de registro, notas e atas e também o relatório do conselho fiscal, que analisou as contas do ano passado, dando parecer favorável à aprovação, recomendação que foi seguida pelos integrantes da assembleia.

Além da prestação de contas, outros assuntos de interesse da classe rural foram expostas na reunião, como a obrigatoriedade dos produtores rurais manterem atualizadas as informações do Cad-Pro (Cadastro do Produtor Rural). “É responsabilidade do produtor procurar a prefeitura ou o órgão competente e atualizar seu Cad-Pro e também o E-social, que é junto a Receita Federal, e daqui para frente ele vai ter que fazer uma prestação de contas de toda sua movimentação financeira, seja ela despesa ou receita, mensalmente”, comentou o presidente.

Ele destaca que o Sindicato Rural pode ajudar o produtor nesse processo, mas as informações têm que partir do produtor e, inclusive, com a separação correta de cada área plantada, seja própria ou arrendada. Essas informações, inclusive, servirão como subsídio para ações de fiscalização por parte da Adapar. “O produtor terá que informar corretamente, por exemplo, o que utilizou de insumo em cada área, pois isso será objeto de fiscalização e se não for informado corretamente, pode causar transtornos ao agricultor”, comenta.

Araucária Centro de Eventos

O Araucária Centro de Eventos e Recinto de Leilões também foi um dos assuntos da reunião com os associados. Zampier fez a prestação de contas da construção e também dos resultados dos primeiros eventos realizados no local. Ele disse que só nos dois primeiros leilões realizados no recinto, foram movimentados R$ 2,15 milhões em negócios, demonstrando que o objetivo idealizado com a construção tem sido alcançado.

Além disso, a agenda de eventos no espaço está bastante carregada, com eventos corporativos, shows, casamentos, confraternizações. Inclusive, no final do ano, já está confirmada a realização de 4 formaturas.

Previdência e Reforma Trabalhista

Zampier também relatou como a reforma da previdência deve impactar a vida do produtor rural e atualizou sobre os últimos movimentos que ocorreram na comissão especial, onde a bancada ruralista conseguiu evitar que fosse aprovada uma mudança na Lei Kandir, que poderia taxar a soja em até 20%, inviabilizando com isso a produção rural. Outro assunto tratado, principalmente junto à diretoria do sindicato, é com relação às consequências da Reforma Trabalhista, que tirou a obrigatoriedade da contribuição sindical.

O presidente do sindicato comenta que essa medida levará a extinção de milhares de sindicatos no Brasil e que a tendência, nesse ano, é a aceleração desse processo. No entanto, o Sindicato Rural de Pitanga tem uma saúde financeira boa e as medidas que já foram tomadas têm possibilitado que a estrutura sindical se mantenha perene.

Comentários