Conferência regional debate segurança alimentar e nutricional

Representantes de 26 municípios participam da conferência regional

Representantes de 26 municípios participam da conferência regional

Pitanga sediou, na semana passada, a 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, organizada em parceria entre os núcleos regionais de Agricultura de Ivaiporã e Pitanga, Coresan (Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional), Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná), Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), Consad Paraná Centro, Emater, Território Paraná Centro, Território Vale do Ivaí e Prefeitura de Pitanga.

O evento que foi realizado no auditório do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Miguel Carlos Parolo, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa; prefeita de Manoel Ribas e representante da Amocentro, Elizabeth Camilo; presidente da Câmara de Vereadores de Pitanga, Eloy de Lurdes Ottoni Pauloski; chefes dos núcleos regionais da Seab de Ivaiporã, Vitória Maria Montenegro Holzmann e de Pitanga, José Guilherme Stipp Camilo; conselheira do Consea Paraná, Manilze de Assis; chefe regional da Emater de Ivaiporã, Ana Maria de Morais; chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga, Ângela Brandalise; chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça e Família, Roseval Soares Petrechen (Cata); secretária municipal de Ação Social de Pitanga, Lucinha Camilo; e presidente da comissão organizadora do evento, Roseli Pittner.

No total, 24 municípios de ambas as regionais participaram do evento. Eles foram representados pelos delegados eleitos nas conferências municipais, que defenderam e apresentaram as propostas que foram elaboradas nas reuniões locais. Em todo o Paraná, foram pelo menos 350 conferências feitas nos municípios, dentro de praticamente um mês. “Esse foi um número bem acima do que estava previsto pelo Conselho Estadual e acreditamos que as discussões foram muito boas e, ao fazer a sistematização de todas as propostas, vimos que várias delas são semelhantes, ou seja, que as necessidades são bastante parecidas”, disse a presidente da comissão organizadora, Roseli Pittner.

Durante a conferência, foi realizada uma mesa de diálogo, onde foram trabalhados os eixos debatidos durante as conferências municipais, assim como a explanação de alguns temas como a agricultura familiar, redução no uso de agrotóxicos, manipulação de alimentos, novas tecnologias e cooperação com a produção orgânica e agroecológica, além de um debate sobre a questão social, mostrando ainda cenários de fome no Paraná e na região.

Roseli Pittner informou que foram eleitas as novas comissões regionais de segurança alimentar e profissional da Seab Ivaiporã e Seab Pitanga, e aprovadas as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual. “Além disso, a regional de Pitanga agora tem uma cadeira na comissão estadual e também elegemos os representantes da região para o conselho estadual”, disse Roseli Pittner.

A conferência foi concluída com a construção de uma carta política, apontando as questões que envolvem a segurança alimentar e nutricional e colocando essas demandas junto aos dois territórios e que será entregue aos governantes a nível estadual e federal. Roseli Pittner ressalta que algumas das principais reivindicações dos participantes das conferências municipais referem-se à redução na burocracia para o acesso ao crédito rural e também mudanças nas regras para acesso ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar); melhoria na assistência técnica e incentivo à produção orgânica; criação do cargo de merendeira nos quadros do funcionalismo público municipal e capacitação dos funcionários que atuam nas escolas. Além do aumento no volume de produtos orgânicos que são comprados pelos municípios para serem usados na alimentação escolar, semelhante ao que já acontece na rede estadual.

Autoridades presentes ao evento debatem segurança alimentar e nutricional

Autoridades presentes ao evento debatem segurança alimentar e nutricional

Comentários