Lunardelli realiza visita técnica a Nova Aurora

Produtores de Lunardelli visitam agroindústria em Nova Aurora. Por: Divulgação

Produtores de Lunardelli visitam agroindústria em Nova Aurora

Fonte: Divulgação

Produtores rurais do município de Lunardelli realizaram uma visita técnica ao município de Nova Aurora, na semana passada. O grupo, formado por 15 produtores, o vereador Alexandre Correia, a médica veterinária da Emater Liliane da Fonseca e os secretários Luiz Carlos Jardim (Agricultura) e Francisco Izidoro (Turismo), conheceu 5 agroindústrias que trabalham salgados, derivados da cana-de-açúcar, sucos, embutidos, panificados e doces, além do mercado do produtor. Eles também assistiram a uma palestra sobre a organização do município para apoiar a transformação dos produtos da agricultura familiar e como a legislação municipal foi adequada para essa finalidade.

O principal objetivo da viagem, além de conhecer o trabalho, foi visitar as cooperativas locais e saber os produtos que podem ser comercializados e as alternativas para que as agroindústrias consigam vender para além dos limites do município. “Percebemos, nessa visita, que além de apoiar o produtor na criação da agroindústria, com o conhecimento técnico, também é preciso criar um ambiente favorável de comercialização, para que o produto possa chegar a diversos lugares. A partir de agora, vamos nos reunir e conversar sobre o que é preciso para que possamos apoiar os produtores para comercialização dos produtos”, frisa o secretário de Turismo, Francisco Izidoro.

O próximo passo será capacitar os produtores, com cursos ofertados por parceiros, como o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sebrae, e também realizar reuniões e debates como forma de estimular a criação de novos negócios. “Pretendemos a criação de pelo menos duas ou três agroindústrias no município, que possam produzir produtos de qualidade para oferecer aos consumidores e turistas que visitam Lunardelli”, disse o secretário do turismo.

Comentários