11ª Caminhada na Natureza de Lunardelli conta com mais de 300 participantes

Cerca de 300 pessoas participam da Caminhada em Lunardelli

Cerca de 300 pessoas participam da Caminhada em Lunardelli

A madrugada de domingo, dia 7 de julho, foi considerada uma das mais geladas desse ano na região Vale do Ivaí. Mas o frio intenso não foi empecilho para a realização da XI Caminha Internacional na Natureza – Circuito Santa Rita de Cássia de Lunardelli. O evento atraiu apaixonados por caminhada de todas as regiões do Estado.

Mais de trezentos caminhantes compareceram e, antes de seguirem na trilha de aproximadamente 11 km, aproveitaram o café colonial servido com produtos provenientes da agricultura familiar do município. A médica veterinária e responsável pelo escritório local do Emater, Liliane da Fonseca, afirma que as caminhadas têm objetivo de divulgar o município e fomentar a comercialização de produtos da agricultura familiar.

O secretário municipal de Turismo, Francisco Izidoro, destaca que Lunardelli tem grande potencial para gerar renda por meio do turismo rural. “Nossa cidade é conhecida pelo turismo religioso, que é movido pelo Santuário de Santa Rita, mas também possuímos uma reserva ambiental e muitas belezas naturais. Aliando as duas coisas, é possível gerar mais oportunidades de renda e é para isso que estamos trabalhando”, afirma.

O prefeito Reinaldo Grola e a primeira-dama Suellen Grola compareceram e também caminharam, completando a trilha. “Lunardelli tem um cenário ambiental e agrícola muito rico. Todos que compareceram puderam ver, durante o percurso, a diversidade da nossa agricultura e as belezas naturais presentes dentro da Mata Suíça. Esse tipo de evento recebe o incentivo do poder público, pois temos o turismo como vocação e vislumbramos mais desenvolvimento por meio do setor”, assinala o prefeito.

A concentração do evento aconteceu na sede da Fazenda Urutágua. Alguns produtores do município expuseram produtos para comercialização. A secretaria de Assistência Social ajudou no evento e a renda do café da manhã e do almoço será destinada para o custeio do projeto Cantinho Agrícola, que atende crianças e adolescentes de Lunardelli.

Comentários