Prefeitura de Manoel Ribas incentiva a criação de aviários

Prefeita Bete Camilo visita aviário da família Ghizone. Por: Divulgação

Prefeita Bete Camilo visita aviário da família Ghizone

Fonte: Divulgação

Geração de empregos, diversificação na renda de propriedades rurais, aquecimento do comércio local. Estes são apenas alguns dos muitos motivos que levaram a Prefeitura de Manoel Ribas a investir no incentivo à implantação de aviários no município.

Desde então, já são sete granjas instaladas. A prefeita Bete Camilo visitou, recentemente, na localidade de Alto Lajeado, a propriedade da família Ghizone, que aderiu ao programa e já está cuidando do primeiro lote de aves.

Para o agricultor, e agora avicultor, José Francisco Ghizone, existe uma série de vantagens que possibilitam o investimento atualmente. “Com a integração, você não precisa ficar brigando por preço, como é no leite, por exemplo. Por isto, vimos na avicultura uma possibilidade de diversificação de renda. Hoje, a produção dos próximos dois anos aqui na granja já está comercializada. Além disto, existem linhas de crédito para que você construa a estrutura e a integradora repassa a ração e os pintainhos, otimizando o tempo do produtor”, destacou.

Chiquinho, como é conhecido, ainda destaca a importância do incentivo da prefeitura. “Quero agradecer à prefeita Bete pelo apoio total. Até no oeste, onde a avicultura já está consolidada, não existe um incentivo deste tamanho. Se tivéssemos que pagar a terraplanagem, com certeza não teríamos feito este investimento, então eu só tenho a agradecer”.

Segundo dados do IPARDES, em 2017, o município de Manoel Ribas possuía um plantel de 96.906 aves. Só no aviário da família Ghizone, a estimativa é de 400.000 aves por ano, significando um grande salto na produção que, por sua vez, é mais um ponto que fortalece o comércio local. Além disto, a construção dos barracões gera empregos no município, já que o período ao qual se leva para finalizar o empreendimento é de cerca de 1 ano.

A prefeita Bete Camilo destacou que agora a prioridade é expandir o programa. “Dentro da possibilidade do município, temos buscado mais agricultores para esta parceria que, com toda a certeza, será um grande gerador de renda para o município e, consequentemente, para toda a cadeia produtiva”.

Imagem área mostra os aviários ilustrando a paisagem rural de Manoel Ribas

Imagem área mostra os aviários ilustrando a paisagem rural de Manoel Ribas

Comentários