Lunardelli promove conferência para debater segurança alimentar

Conferência debate qualidade da alimentação no município

Conferência debate qualidade da alimentação no município

O município de Lunardelli realizou, na semana passada, no salão do Santuário Santa Rita de Cássia, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi promovido pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Emater. O evento contou com a presença do prefeito Reinaldo Grola.

A conferência reuniu membros do poder público e de associações e entidades, agricultores, professores, estudantes e população geral, para debater a realidade atual do que as pessoas estão consumindo e buscar melhorar ou elencar políticas públicas para garantir mais qualidade na produção dos alimentos, distribuição eficaz, consumo consciente e valorização do produtor rural.

O debate em grupos aconteceu após a palestra da nutricionista, Patrícia Pires, de Borrazópolis. “Trouxe várias reflexões, principalmente, quanto à violação que temos sobre a alimentação adequada. O poder público tem o poder de fomentar a produção de alimentos mais saudáveis e a população precisa mudar hábitos. Não adianta produzir sem que as pessoas tenham disposição para o consumo, visto que a maioria opta pela praticidade dos industrializados”, disse a profissional.

A secretária de Educação e primeira-dama, Suellen Grola, comentou sobre a importância do ambiente de discussão para traçar um planejamento que resulte em mais segurança na alimentação da população. “Nosso município tem uma produção agrícola diversificada e temos que aproveitar toda essa riqueza. É preciso aumentar o consumo dos alimentos que fazem bem, pois isso resulta em mais saúde e qualidade de vida a população”, cita.

O prefeito Reinaldo Grola considera que um dos maiores problemas da atualidade é a aplicação excessiva de agrotóxicos e o crescimento desenfreado do consumo de industrializados. “Precisamos pensar, a nível nacional, em criar novas políticas públicas para que o lucro não esteja acima da saúde humana. É necessário debatermos o que temos e o que queremos daqui pra frente, como sugere a conferência”, concluiu.

A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Junior. Após os debates em grupos, foram eleitos os representantes do município para participar da conferência estadual.

Comentários