Resumo

Imagem da notícia.

O tema da coluna desta semana é o resumo, útil nos estudos de forma geral e determinante caso apareça nas provas seletivas.

Definição

Resumir é basicamente condensar as ideias de um texto em outro com menos palavras e menor extensão. Por isso, bater o olho e conferir se a produção ficou com no máximo 2/3 (ou menos) da produção original é um sinal de que o resumo pode ter sido bem feito. “Pode” porque há cuidados a serem tomados além de simplesmente fazer o texto ficar menor:

- Não vale copiar frases exatas do autor. Se for assim, o texto se transforma em um fichamento de citações, não em um resumo. Transfira sempre o que compreendeu do texto com suas palavras para o resumo;

- Da mesma forma, não pode inserir opiniões pessoais. Concentre-se em resumir as ideias do autor, sem interferir;

- Como trata-se de uma menção às ideias de outra pessoa, o discurso será construído de forma indireta, isto é, não se deve usar a primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (nós).

Nos estudos

O resumo é uma ferramenta bastante útil nos estudos. Ao invés de precisar reler um texto inteiro novamente, ele traz os pontos principais e “economiza” a retomada a um conteúdo, seja ele um capítulo ou até mesmo um livro inteiro. Além disso, a própria produção do resumo ao passar para o papel as ideias do texto do modo como as compreendeu é mais uma forma de internalizar o tópico, ou seja, gravar o assunto, pois, ao escrever algo, aprende-se muito mais do que somente lendo.

O fichamento é uma forma ainda mais organizada de produzir seus resumos! Nele, produzem-se fichas (daí o nome) que incluem a referência completa da obra e os pontos principais tratados em um resumo bastante rápido. Normalmente o fichamento apenas lembra o leitor do que está contido naquela obra para que ele retome diretamente o que está desejando rever, sem passar por outros textos que não tratam do que ele está procurando até chegar naquele, mas nada impede que um resumo um pouco mais extenso e elaborado seja feito.

Sugestões para a produção de um resumo

1 - Uma leitura atenta é bastante necessária, já que você transmitirá o que entendeu dali para o papel, então se concentre na primeira leitura;

2 - Na segunda, já se deve ir anotando ao longo da leitura do texto as ideias e elementos principais, sem muita necessidade de organização;

3 - Conforme for resumindo, confira com o texto original, para certificar-se de que está seguindo as ideias do autor corretamente. Fazer isso a cada parágrafo ou a cada tópico tratado pode ser uma forma de não se perder e conferir com cuidado.

4 - Após terminar, cheque o tamanho do texto e avalie se ele realmente está menor (pode até ser uma conferência por número de palavras).

Até a próxima semana na qual vamos trazer como tema a elaboração de resenha.

Comentários