Sicredi e Secretaria de Educação de Jardim Alegre formalizam parceria

Patrícia Marafon explica programa União Faz a Vida

Patrícia Marafon explica programa União Faz a Vida

Buscando transmitir a importância da educação, a Sicredi Valor Sustentável PR/SP lançou, no dia 17 de junho, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), na cidade de Jardim Alegre. O evento reuniu 70 professores da rede municipal de educação e convidados especiais para a oficialização do lançamento do projeto no município.

Segundo o presidente da Sicredi Valor Sustentável PR/SP, Plácido Caldas, a ampliação do programa para mais uma cidade é essencial para a formação dos alunos. “A educação é a base para que tenhamos pessoas bem instruídas e preparadas no futuro. A implementação do programa oferece aos docentes possibilidades para desenvolver ações junto aos alunos em sala de aula, sempre pensando em maneiras diferentes para gerar mais conhecimento aos estudantes”, ressalta.

O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Atua na educação integral de crianças e adolescentes, ajudando a despertar a essência do cooperativismo e contribuindo para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso do projeto está aliado ao engajamento de vários atores, como educadores, alunos e gestores das escolas envolvidas.

Em sala de aula, tudo começa com uma pergunta formulada pelos alunos com auxílio dos professores. Com as questões em mente, os alunos saem da sala de aula para realizar a expedição investigativa. É hora de observar, conhecer a comunidade, interagir e promover a troca de experiências. Como esse método exploratório são desenvolvidos projetos integrados com as disciplinas escolares, despertando nos estudantes um olhar colaborativo para a realidade.

A secretária municipal de Educação, Marta Spadrizani, informou que o projeto piloto será realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Guilherme Totolo e, posteriormente, será ampliado para as outras escolas da rede municipal. “Com essa parceria, pretendemos desenvolver cidadãos, solidários, empreendedores e cooperativos, para que tenhamos uma sociedade melhor e cidadãos com compromisso com a sociedade”, ressalta Marta Spadrizani.

Comentários