Jardim Alegre consegue implantar iluminação pública de led em todo município

Ruas de Jardim Alegre ganham eficiência na iluminação pública

Ruas de Jardim Alegre ganham eficiência na iluminação pública

O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, afirma que Jardim Alegre é o primeiro município do Paraná a ter 100% da iluminação pública totalmente com lâmpadas de LED, incluindo as praças públicas e os bairros rurais. O prefeito, que é funcionário aposentado da Copel, destaca que desde o início da gestão tem buscado priorizar a ação de substituir as lâmpadas de vapor de sódio, por LED, que é mais eficiente, tem uma luminescência melhor e dura mais. Ele cita que apesar do investimento inicial ser mais caro, ao longo do tempo, a necessidade de manutenção é menor e, com isso, os custos também tendem a reduzir.

Ele calcula que o município investiu cerca de R$ 1,130 milhão na substituição das lâmpadas e no aumento da rede de iluminação pública, que foi levada para locais onde ainda não eram atendidos de forma eficiente. O prefeito também fez uma vistoria pela cidade e disse que pretende levar a iluminação pública para locais que ainda não contam com esse serviço, como áreas do parque industrial, por exemplo. “Hoje, posso afirmar que Jardim Alegre é o primeiro município do Paraná com sua iluminação toda com lâmpadas de LED, e isso representa mais eficiência e segurança”, cita o prefeito José Roberto Furlan.

Para ele, a iluminação de LED é mais eficiente, reduz pontos escuros, proporcionando mais segurança para quem transita à noite pelas ruas do município.

Projeto inovador

Sem entrar em maiores detalhes, o prefeito Furlan disse que, com o apoio do deputado estadual Alexandre Curi, está trabalhando em um projeto que será apresentado para a Copel e para o Tribunal de Contas do Paraná, que é inédito no Brasil. Ele acredita que, se esse projeto for aprovado, representará uma economia importante nos custos da iluminação pública e que pode até mesmo representar uma redução na taxa da iluminação pública paga ao consumidor.

Comentários