Ratinho Júnior entrega títulos de posse a produtores rurais de Pitanga

Governador participa de ação junto com secretários estaduais, deputados e prefeitos.. Por: Aldinei Andreis

Governador participa de ação junto com secretários estaduais, deputados e prefeitos.

Fonte: Aldinei Andreis

Em sua primeira visita oficial à região central, o governador Ratinho Júnior esteve, na sexta-feira, 7 de junho, no município de Pitanga, onde participou de uma solenidade com prefeitos da região e também com proprietários rurais da região do Cascata, que receberam seus títulos de proprietários de terra. A visita do governador teve início no Centro Cultural Alexandre Buchmann, onde o governador entregou 56 títulos de propriedade a famílias de Pitanga, que tiveram suas terras regularizadas por meio de uma ação do ITCG (Instituto Territorial de Cartografia e Geografia do Paraná); além deles também foram beneficiados moradores dos municípios de Marquinho e Boa Ventura do São Roque.

O diretor-presidente do ITCG, Mozart de Quadros Júnior, comentou que o município de Pitanga está dentro de uma região conhecida como “Grilo do Tigre”, que é resultado de um conflito fundiário grave e que, no passado, foi motivo de disputas violentas e cuja demanda de regularização remonta da década de 50. “Com essa regularização, o Estado do Paraná conseguiu concluir todo o perímetro do Grilo do Tigre e esse é considerado um momento histórico, principalmente, porque o governador Ratinho Júnior pediu agilidade nessa regularização fundiária”, frisa. Ele destaca que, em apenas 5 meses de governo, já foram assinados e entregues 184 títulos de propriedade.

Para ele, a principal vantagem para o pequeno produtor rural é que, além de ser de fato proprietário do imóvel que ocupa, tendo sua posse, também possibilita que o produtor tenha acesso a recursos do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) e outros tipos de financiamentos agrícolas.

Para o prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, a ação realizada pelo Governo do Estado demonstra a preocupação com o lado social e, principalmente, em proporcionar às pessoas mais qualidade de vida e dignidade. O prefeito também destacou o fato que Pitanga é o primeiro município visitado pelo governador Ratinho Júnior na região central e isso demonstra que o município tem uma relevância para o Governo do Estado.

O governador Ratinho Júnior destacou que essa regularização fundiária atende a uma questão social, pois as pessoas necessitam desse documento, e que o Governo do Estado precisa ter esse compromisso com a população. “Por isso determinei que o ITCG fizesse o maior programa de regularização fundiária do Paraná”, disse o governador.

Governador discursa durante evento em Pitanga

Governador discursa durante evento em Pitanga

Comentários