Pitanga promove Semana do Meio Ambiente

Eliani Bianek, Vanessa Seguro e Patrícia Arns

Eliani Bianek, Vanessa Seguro e Patrícia Arns

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pitanga, contando com o apoio da UCP, IFPR. Amocentro, IAP, Associação dos Agentes Ambientais de Pitanga e da Prefeitura de Marialva, realiza entre os dias 3 a 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com uma série de ações voltadas à conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos ambientais. As atividades tiveram início na segunda-feira, dia 3, com exposição de animais empalhados e palestra sobre preservação ambiental com a Força Verde Mirim e integrantes da 4ª Companhia da Polícia Ambiental, para alunos da rede municipal e da UCP. “No ano passado, já realizamos essa atividade, que foi bem interessante, e ajuda os alunos a entenderem a necessidade de preservação”, comenta a técnica da secretaria de Meio Ambiente, Eliani Bianek.

Já no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, acontece no IFPR uma palestra com o especialista da Prefeitura de Marialva, Guilherme Netzel, sobre Compostagem de Resíduos Urbanos Domésticos, que será aberta a técnicos das prefeituras de toda a região. A ideia, segundo Eliani Bianek, é que os municípios possam aproveitar a experiência da prefeitura do noroeste do Paraná e aplicar na região.

Já na quinta-feira, dia 6 de junho, será realizado o curso sobre princípios da Dendrologia, que trata da identificação de plantas, que servirá como base para a elaboração dos planos municipais de arborização. Essa capacitação também é aberta às prefeituras de toda a região. A engenheira florestal Patrícia Arns comenta que existe uma dificuldade dos técnicos da prefeitura em fazer esse trabalho, que é muito importante para a elaboração dos planos municipais, que está sendo uma exigência do Ministério Público e também da população, que cada vez mais exige uma qualidade de vida melhor e uma arborização urbana adequada. “O objetivo da semana é lembrar a importância da preservação ambiental e como isso pode afetar o futuro das próximas gerações”, frisa Eliani Bianek

Comentários