Laboratório do Centro de Saúde de Ivaiporã receberá certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade

Claudeney Martins e Fabiano Silva com a técnica em enfermagem Áurea Rocha e a estagiária Sara Rocha

Claudeney Martins e Fabiano Silva com a técnica em enfermagem Áurea Rocha e a estagiária Sara Rocha

Em junho, o Laboratório do Centro de Saúde de Ivaiporã receberá o certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) – confirmando o compromisso em oferecer os melhores resultados laboratoriais. O prefeito Miguel Amaral afirmou que os bons resultados são reflexos do empenho da equipe do Departamento Municipal da Saúde.

O PNCQ é um controle externo de qualidade obrigatório, previsto pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 302/2005 da Anvisa, e um elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico.

“O certificado representa qualidade no resultado e segurança para os pacientes”, declarou o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins.

Segundo o farmacêutico bioquímico do Laboratório do Centro de Saúde, Fabiano Ricardo da Silva, são realizados exames de sangue, urina, toxoplasmose, HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), sífilis e hepatite (B e C). Além disso, o Laboratório do Centro de Saúde é referência para os 16 municípios jurisdicionados a 22ª Regional de Saúde, na realização do exame de HIV.

“Também monitoramos os pacientes com diabetes e hipertensão – além de realizar exames de hemograma, ureia, creatinina, glicose, colesterol e triglicerídeos”, acrescentou Fabiano Silva.

A qualidade dos resultados dos exames realizados no Laboratório do Centro de Saúde foi analisada durante 12 meses de envio de remessas.

Comentários