Semana do Orgânico incentiva consumo de alimentos saudáveis e naturais

Vanessa Stegani fala na abertura da Semana do Produto Orgânicos

Vanessa Stegani fala na abertura da Semana do Produto Orgânicos

Teve início na segunda-feira, dia 27 de maio, na biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã, a Semana Nacional do Produto Orgânico, que é uma iniciativa da Emater, IFPR, com o apoio do Governo do Paraná e Governo Federal. No Paraná, todas as ações voltadas a esse tema serão realizadas em Ivaiporã e finalizadas na sexta-feira, dia 31 de maio, com a Feira do Orgânico, a partir das 16h00 no Parque Ambiental do Lago do Jardim Botânico, com a exposição e comercialização de produtos, degustação, exposição de trabalhos do IFPR, entre outras ações.

A abertura ocorrida no IFPR contou com a presença da diretora geral do campus, Anna Michella Arruda; da coordenadora da Semana do Orgânico, Vanessa Stegani; do coordenador estadual de Agroecologia do Instituto Emater, Paulo Henrique Lizarelli; da chefe do Núcleo Regional da Seab, Vitória Maria Montenegro Holzmann; e da representante da 22ª Regional de Saúde, Marcelle Mareze.

O coordenador estadual Paulo Lizarrelli relatou que a equipe organizadora está trabalhando há dois meses e que foi possível a conquista de um recurso para a organização do evento, justamente porque houve um empenho do IFPR e da Emater para escrever o projeto a tempo de acessar esse recurso. Lizarelli comenta que a região central é marcada por um baixo índice de desenvolvimento humano e que faltava à região o ingrediente intelectual e técnico, que foi possível com a chegada do IFPR.

A coordenadora da semana, Vanessa Stegani, agradeceu a todos que ajudaram na organização e lembrou que o principal objetivo da Semana do Orgânico é o trabalho voltado à agricultura familiar, mas não é fácil apoiar e incentivar esse trabalho.

A semana do Produto Orgânico tem continuidade nessa quarta-feira, dia 29 de maio, na Biblioteca do IFPR.

13h00 – Exibição do Documentário: Projetos Sustentáveis – Construindo pontes entre Campo e Cidades

15h15 – Observações e explanação da metodologia – Paulo Lizarelli e Henrique Fernandes Alves Neto

Quinta-feira, dia 30 de maio – Biblioteca do IFPR

8h45 – Abertura do 3º Encontro de Educação no Campo e do 2º Encontro de Educação Ambiental do NRE de Ivaiporã

Sexta-feira, dia 31 de maio – Parque do Lago Jardim Botânico

16h00 – Abertura da Feira de Produtores Orgânicos

Alunos e agricultores participam da ação

Alunos e agricultores participam da ação

Comentários