Semana de Produtos Orgânicos será realizada em Ivaiporã

Paulo Henrique Lizarelli e Gisele Mouro

Paulo Henrique Lizarelli e Gisele Mouro

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Emater, com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, Núcleo Regional de Educação, 22ª Regional de Saúde e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam entre os dias 27 a 31 de maio, a Semana Nacional do Orgânico. O evento será realizado na biblioteca do IFPR, campus Ivaiporã e no Parque do Lago Jardim Botânico. A coordenação da semana está a cargo das professoras Vanessa Stegani e Gisele Mouro e do agrônomo Paulo Lizarelli.

Segundo a professora Gisele Mouro, o Instituto já participa da semana nacional há cerca de cinco anos, mas essa é a primeira vez que o evento é aberto à participação da comunidade. A ação contará com palestras, exibição de documentários e feira de produtores orgânicos e coloniais, que deve contar com cerca de 8 expositores, onde haverá comercialização e degustação de produtos orgânicos, troca de sementes, exposição de trabalho e apresentação de moda de viola. “Essa é uma oportunidade onde haverá a troca de informações e conhecimento entre consumidores e produtores”, comenta a professora. Paralelamente ao evento também acontecerá o 3º Encontro de Educação do Campo e o 2º Encontro de Educação Ambiental do NRE de Ivaiporã.

O município de Ivaiporã será o único no Paraná que receberá recursos do Ministério da Agricultura para a realização do evento.

O agrônomo Paulo Henrique Lizarelli lembra que, anteriormente, esses eventos aconteciam geralmente em Curitiba e, nesse ano, foi apresentada uma proposta diferenciada para ser realizada em parceria com o IFPR e com isso, Ivaiporã acabou contemplada com esses recursos.

Ele destaca que uma das principais ações da semana será o encontro de educação no campo e educação ambiental, que acontecerá na biblioteca do IFPR e reunirá educadores de 50 escolas dos 14 municípios jurisdicionados ao NRE de Ivaiporã. “Essa é uma oportunidade de concentrar nos assuntos da produção local de alimentos livres de agrotóxicos e livres de resíduos”, frisa.

Lizarelli lembra que até o ano de 2030, toda a merenda escolar servida nas escolas do Paraná precisará ser composta por alimentos orgânicos e livres de resíduos. Hoje são 1,2 milhão de refeições por dia e, por isso, existe um mercado gigantesco que pode ser explorado e a inserção da região de Ivaiporã é muito importante para isso. “Pretendemos, no encontro, construir um plano de ação, que comece a estimular a produção e o consumo de orgânicos em todas as cidades”, ressalta.

Programação

Segunda-feira, dia 27 de maio – Biblioteca do IFPR

19h20 – Palestra: Vida Saudável: Alimentação Orgânica e Funcional – Daiane Beatriz Sales

21h00 – Palestra: Alimento Orgânico, o que está por trás deste conceito – Ellen Rúbia Diniz

Terça-feira, dia 28 de maio – Biblioteca do IFPR

19h20 – Palestra: Programa Estadual de Análise de Resíduo de Agrotóxico – Luiz Gustavo Fabris

21h00 – Retratos do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Transição Agroecológica como redesenho do Agroecossistema – Gisele Fernanda Mouro

Quarta-feira, dia 29 de maio – Biblioteca do IFPR

13h00 – Exibição do Documentário: Projetos Sustentáveis – Construindo pontes entre Campo e Cidades

15h15 – Observações e explanação da metodologia – Paulo Lizarelli e Henrique Fernandes Alves Neto

Quinta-feira, dia 30 de maio – Biblioteca do IFPR

8h45 – Abertura do 3º Encontro de Educação no Campo e do 2º Encontro de Educação Ambiental do NRE de Ivaiporã

Sexta-feira, dia 31 de maio – Parque do Lago Jardim Botânico

16h00 – Abertura da Feira de Produtores Orgânicos

Comentários