Assistência Social de Pitanga realiza ações de conscientização sobre abuso e exploração sexual

Teatro chama a atenção da população para o problema

Teatro chama a atenção da população para o problema

O Centro da Juventude e o Espaço Aconchego, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Pitanga, realizaram uma série de ações voltadas à conscientização de crianças, adolescentes e da comunidade, relacionadas ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Pitanga) e coordenadora do Centro da Juventude, Zilda Krupek, relatou que as ações compreenderam rodas de conversas, reflexões sobre a data e os símbolos do 18 de Maio e indagações sobre a campanha. Também foram realizadas ações de prevenção e apresentados vídeos que tratam sobre o assunto de uma maneira sutil e em uma linguagem adequada a crianças e adolescentes.

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde também participaram da atividade e fizeram orientações às crianças e adolescentes sobre as diferenças entre abuso e exploração sexual e como identificar quando a criança ou adolescente está sendo molestada. Na quinta-feira, dia 17 de maio, houve uma mobilização no Largo dos Pioneiros, onde foram distribuídos panfletos com orientações e apresentação de teatro e danças sobre o tema.

A secretária municipal de Assistência Social de Pitanga, Lucinha Camilo, comenta que o trabalho de conscientização que tem sido feito, nos últimos meses, tem possibilitado que as pessoas percam o medo de denunciar e, com isso, o número de casos que vêm à tona está aumentando. “Sabemos que as crianças, vítimas desses abusos, acabam tendo danos irreparáveis, cujo tratamento é muito difícil e conta com o trabalho dos psicólogos e assistentes sociais”, frisa Lucinha Camilo.

Equipe da Assistência Social participa de ação no Largo dos Pioneiros

Equipe da Assistência Social participa de ação no Largo dos Pioneiros

Comentários