Olimpíada de Robótica incentiva alunos a inovação

Alunos participantes da competição

Alunos participantes da competição

O campus Ivaiporã do Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoveu, na semana passada, a Olimpíada de Robótica. Segundo a professora Flavilene da Silva Souza, do curso de Eletrotécnica, o trabalho foi realizado com os alunos do curso integrado, já que eles têm disponibilidade de horário e tiveram a liberdade para formar as equipes, que puderam ser compostas por dois ou cinco alunos.

Sete equipes foram formadas e disputaram a competição nas categorias Seguidor de Linha Júnior, Seguidor de Linha Pró e Sumô 1kg. A categoria Júnior é realizada com a montagem de robôs através do kit Lego. Já na categoria Pró, eles utilizam outra linha de programação, mas os alunos têm que fazer a montagem do chassi, rodas e programar o robô. “A programação do seguidor de linha, por exemplo, é feita para que ele possa andar em qualquer pista”, comenta a professora.

Já a competição de Sumô 1 kg é um evento mais atrativo e para trazer novos desafios aos alunos, já que esse tipo de programação e montagem é diferente do robô seguidor de linha.

Flavilene Souza ressalta que esse tipo de evento tem como principal função estimular os alunos a respeito da tecnologia e da inovação e o impacto que isso tem na sociedade; e que eles possam buscar soluções de maneira mais produtiva e com menos gastos. “Os estudantes aprenderam sobre a lógica da programação e como conseguiram fazer um robô seguir uma linha, por exemplo, eles podem fazer um robô funcionar para a indústria, ou a partir disso, promover algum produto de inovação para o mercado. Eles pegam esse conhecimento e conseguem aplicar em algo para o futuro”, comenta a professora.

Ela ressalta que o mercado, cada vez mais, demandará por automação e inteligência artificial e isso vai fazer com que os alunos estejam capacitados para esses desafios.

Outro fator incentivado na olimpíada é a questão do trabalho em equipe, que estimula fatores como organização e distribuição de tarefas, de forma que surjam novas lideranças e estímulo para que os alunos aprendam a lidar com pessoas. As melhores equipes participarão da Olimpíada Estadual de Robótica do IFPR, que vai ocorrer em Colombo, no dia 19 de junho.

Competição aposta em inovação

Competição aposta em inovação

Comentários