Plantio de trigo anima produtores na região de Pitanga

Produtores aceleram o plantio de trigo na região de Pitanga

Produtores aceleram o plantio de trigo na região de Pitanga

Já está bastante avançado o plantio de trigo na região central, principalmente no município de Pitanga. Uma das principais alternativas, principalmente para a cobertura de solo, ainda continua sendo o trigo e, segundo o gerente da unidade da Coamo de Pitanga, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, a procura dos produtores para o plantio da safra desse ano surpreendeu.

Muitos cooperados aderiram ao plano de inverno apresentado pela cooperativa, com contrato de venda sendo fechado por R$ 45 a saca e isso fez com que muitos produtores se animassem com o preço e optassem por essa cultura no inverno.

Miro salienta que o clima da região de Pitanga praticamente inviabiliza a produção de grãos como a lavoura de milho safrinha, sendo que os produtores fazem essa opção para a produção de silagem. Já a forração de solo no inverno tem como opções a aveia e o trigo, mas esse último, hoje, é a melhor opção e o produtor, se conseguir ter uma boa colheita, ainda pode ganhar um dinheiro. “Hoje, o plantio de trigo é um bom negócio e a procura pelo plano safra nos surpreendeu e acho que agora é torcer para que o clima seja favorável à cultura”, cita Miro.

Valdemir de Paula Barbosa – Miro

Valdemir de Paula Barbosa – Miro

Até o momento, a previsão é favorável para a cultura, com poucas chuvas e frio moderado, que são fatores positivos para o desenvolvimento das lavouras.

Com relação à produção da soja, a colheita foi semelhante ao ano passado, com uma boa safra. A região de Pitanga não sofreu com a estiagem que afetou a produção em outras regiões. “Na nossa visão, a produção da soja foi boa, não algo excepcional, mas também não ficou atrás das safras anteriores”, cita o gerente da unidade da Coamo de Pitanga.

Comentários