Oficina destaca qualidade nas mudas de erva-mate

Agricultores participam de oficina

Agricultores participam de oficina

A sustentabilidade nos dias atuais é um princípio norteador dos negócios. Com a crescente importância do tema e em decorrência da atual crise dos recursos renováveis, a sustentabilidade passou a ser vista como importante processo para um equilíbrio do planeta, norteando ações políticas, empresariais e individuais.

A erva-mate destaca-se como fonte de renda e emprego para muitos agricultores familiares da região sul e o seu cultivo, a pleno sol, sob arborização ou ainda em consórcio com outras culturas, mostra-se como uma alternativa sustentável para minimizar os problemas ambientais, sociais e econômicos, resultantes do desmatamento e do monocultivo.

Considerando as mudanças compulsórias no comportamento das pessoas faz-se necessário adotar um sistema de controle de produção, pois as demandas de mercado reivindicam um “Alimento Seguro” e com qualidade.

Para atender a essas exigências, o produtor rural precisa adequar diversos requisitos em sua produção e seguir Boas Práticas Agrícolas (BPA’s), pois, assim, poderá disponibilizar ao mercado consumidor, produtos de boa procedência, seguros e sustentáveis, bem como, garantir melhor qualidade de vida na propriedade rural.

Deste modo, a Emater, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Secretaria de Agricultura de Pitanga vêm compondo ações, objetivando a organização e o aumento da competitividade dos agricultores, principalmente os familiares, em face desses desafios.

No dia 7 de maio foi realizada a oficina “Qualidade de Mudas de Erva-mate”, no viveiro do IAP de Pitanga. A ação teve como objetivo orientar os produtores rurais sobre princípios básicos das BPA’s, verificar aspectos relevantes na estrutura dos viveiros fornecedores e na escolha de mudas de alto padrão de qualidade; fatores fundamentais no estabelecimento de ervais produtivos, que devem atender a um mercado em pleno desenvolvimento de novos produtos provenientes da espécie.

Comentários