Sindicato Rural de Pitanga inaugura Araucária Centro de Eventos e Recinto de Leilões Dico Petrechen

Araucária Centro de Evento é inaugurado em Pitanga

Araucária Centro de Evento é inaugurado em Pitanga

Após cerca de 8 meses de obra e um extenso planejamento, o Sindicato Rural de Pitanga entregou, na semana passada, o mais moderno recinto de arremates e um dos maiores centros de eventos da região. O Araucária Centro de Eventos e o Recinto de Leilões Dico Petrechen receberam investimentos na ordem de R$ 3 milhões e representam um marco na história da entidade sindical.

As solenidades de inauguração tiveram início na quinta-feira, 16 de maio, com a apresentação do centro de eventos aos sócios e descerramento da placa inaugural. Na noite da sexta-feira, 17 de maio, foi realizado o jantar comemorativo e show do cantor João Carreiro e, no domingo, 19 de maio, o primeiro leilão de bezerros do Recinto de Leilões, com a comercialização de mil animais.

O investimento do Sindicato Rural de Pitanga foi realizado em um momento em que o sistema sindical está buscando alternativas para suprir o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, que era a principal fonte de renda dessas instituições. Em vários municípios em todo o Brasil, os sindicatos fecharam as portas ou reduziram de forma significativa suas atividades. Os recursos utilizados na obra são resultado das economias realizadas pela entidade nos últimos anos e também pela contribuição dos produtores rurais de Pitanga. “Sempre pensamos em fazer um empreendimento que ajudasse a sustentar as ações que o Sindicato Rural faz com os agricultores da região e tornar o sindicato rural perene”, disse o presidente Luiz Carlos Zampier.

Durante o jantar comemorativo, Zampier ainda agradeceu o prefeito Maicol Barbosa e o vice-prefeito Carlos Brandalise pelo apoio para solucionar pequenos entraves para a concretização da obra e também ao deputado estadual Alexandre Curi. Ele lembrou que a função principal do Sindicato Rural é representar o produtor rural em todas as suas instâncias e atender as suas necessidades, mas que esse investimento, além de ampliar o patrimônio do sindicato, também irá proporcionar uma renda para a continuidade das ações da entidade sindical, como cursos, capacitações e outros serviços prestados aos produtores.

Ele elogiou também o envolvimento de toda a diretoria do Sindicato Rural, que é voluntária, mas que participa de todas as iniciativas.

Homenagem

Luiz Carlos Zampier justificou a escolha do nome do Recinto de Leilões, que homenageia o pecuarista e primeiro presidente do Sindicato rural, Dico Petrechen. “Ele continua sendo um dos melhores pecuaristas da região, já que mesmo com tantos anos de profissão, continua trabalhando no melhoramento genético e conta com um belo rebanho”, comenta.

Ao final do seu pronunciamento, Zampier destacou também as ações realizadas pelo Sindicato Rural em prol de diversas entidades, como o Hospital São Vicente de Paulo, Apae, igreja matriz Sant’Ana e a própria Polícia Militar.

Autoridades elogiam investimento

As autoridades presentes ao jantar comemorativo elogiaram o investimento realizado pelo Sindicato Rural de Pitanga. O presidente da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Meneghetti, elogiou o empenho da diretoria e disse que federações da agricultura no Brasil não têm uma estrutura semelhante a que tem o Sindicato Rural de Pitanga. “Isso é o fruto do trabalho e da união dos produtores rurais de Pitanga e tenho certeza que esse investimento servirá de exemplo para outros sindicatos em todo o Brasil”, ressalta.

Para o prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, é muito importante o resgate da praça de leilões do município, que possibilitará a valorização da pecuária de Pitanga e também a realização de grandes eventos. “Isso demonstra como a iniciativa privada ajuda no desenvolvimento de Pitanga; procuramos ajudar nas liberações e agilizar o processo, dentro daquilo que a lei nos permite e, certamente, Pitanga ganha um dos mais importantes recintos de eventos do centro do Paraná”, comentou o prefeito.

O deputado federal Nelsi Coguetto Maria, o Vermelho, disse estar muito feliz em retornar a Pitanga e participar da vida do município. Para ele, a iniciativa privada tem muito a contribuir com o desenvolvimento e o investimento feito em Pitanga surpreendeu a todos. “Essa entidade está realmente de parabéns e essa edificação foi feita com os braços dos produtores rurais do município”, citou o parlamentar.

O conselheiro da Casa Civil e representante do governador Ratinho Júnior, Renato Adur, também parabenizou a diretoria do Sindicato rural pelo investimento e os produtores por fazerem parte de um sindicato forte e vigoroso. “Como pitanguenses, nos sentimos orgulhosos de toda a história que o sindicato rural está construindo e, certamente, esse investimento é uma guinada e transforma esse centro de eventos e recinto de Leilões em um dos maiores e mais modernos centros de eventos do Paraná”, frisou o ex-deputado estadual.

A solenidade ainda contou com a presença dos prefeitos de Ivaiporã, Miguel Amaral; de Palmital, Valdinei de Souza; de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário; e do vice-prefeito Carlos Brandalise, além de diversas outras autoridades.

Luiz Carlos Zampier – presidente do Sindicato Rural de Pitanga

Ágide Meneghetti – presidente da Faep

Maicol Barbosa – prefeito de Pitanga

Renato Adur – conselheiro da Casa Civil

Deputado federal Nelsi Coguetto Maria (vermelho)

Pitanga ganha moderno recinto de leilões

Dico Petrechem e esposa posam ao lado da placa com a homenagem

João Carreiro faz show de inauguração do Araucária Centro de Eventos

Diretoria do Sindicato Rural presente ao evento

Autoridades participam do descerramento da placa inaugural

Salão de eventos fica lotado para inauguração oficial

Comentários