Biografia de Akira Yamashita é lançada em Ivaiporã

Akira Yamashita participa de lançamento do livro ao lado do prefeito Miguel Amaral e do presidente da Câmara, Eder Bueno

Akira Yamashita participa de lançamento do livro ao lado do prefeito Miguel Amaral e do presidente da Câmara, Eder Bueno

O médico e ex-prefeito de Ivaiporã, Akira Yamashita, esteve em Ivaiporã, no sábado, dia 11 de maio, onde participou do lançamento do livro “Um Médico Nissei em Ivaiporã”, uma biografia que conta a história da família Yamashita desde a saída do Japão, até os dias de hoje.

O autor do livro reside atualmente na cidade de Foz do Iguaçu, junto com o filho João Ricardo Yamashita, que o ajudou na publicação da obra.

O filho do ex-prefeito disse que há dois anos seu pai ficou bastante deprimido, pois não conseguia mais trabalhar como médico e se lamentava por não ter mais condições de fazer assistência e atender a população. “Conseguimos convencê-lo que ele havia sido um grande exemplo e que iríamos escrever um livro para relatar a experiência de vida dele e que serviria de modelo para outras pessoas”, ressalta.

João Ricardo reside em um bairro na cidade de Foz do Iguaçu, em que se valoriza o conhecimento e vários dos vizinhos têm envolvimento com a produção literária. Uma das vizinhas, por exemplo, dedicou meses visitando o médico e colhendo seus relatos, que foram transformados em histórias da vida de Akira Yamashita. “Procuramos contar desde a saída dos pais dele do Japão até chegarem ao Brasil, todo o sofrimento que havia naquela época, o desejo de estudar medicina e a vinda dele para Ivaiporã, que ocorreu em maio de 1960”, frisa.

A publicação relata boa parte dos 40 anos que Akira Yamashita viveu em Ivaiporã, desde a compra do hospital, que pouco tempo depois pegou fogo, a construção de um novo hospital, a eleição como prefeito, entre outras situações. “Meu pai é um homem muito humilde, até hoje ouvimos relatos de pessoas de vários lugares do Paraná, que foram muito bem atendidas por ele e que reconhecem a grandeza do trabalho e de tudo que ele fez em prol dessa cidade”, cita o filho do ex-prefeito.

Familiares participam do lançamento do livro na Câmara de Vereadores

Familiares participam do lançamento do livro na Câmara de Vereadores

Comentários