Principais cuidados com a saúde no inverno

Imagem da notícia.

O inverno brasileiro de 2019 começará no dia 21 de junho, e já é possível sentir o friozinho chegando com a diminuição das temperaturas. Nessa estação, também surgem algumas doenças específicas, que acometem grande parte da população. Deseja cuidar da sua saúde durante o inverno? Então siga estas dicas essenciais:

• Beba muita água: No inverno, a sede costuma ser bem menor. Por isso, bebemos bem menos água do que o recomendado. A ausência desse líquido aumenta o risco de má circulação sanguínea, problemas respiratórios, ressecamento da pele e infecções. Para evitar que isso aconteça, consuma pelo menos 2 litros de água por dia.

• Higienize roupas guardadas há muito tempo: Sabe aquele agasalho que está guardado no armário desde o ano passado? Antes de vesti-lo, lave-o e deixe-o secando sob o sol. Isso eliminará ácaros e outros microrganismos que podem causar alergias.

• Mantenha a casa sempre limpa: Para evitar problemas alérgicos e respiratórios na estação, também é muito importante manter a casa livre de poeira e ácaros. Elimine-os diariamente de móveis e estofados, com aspirador de pó e um pano úmido. Bichinhos de pelúcia e tapetes/carpetes devem ser guardados no período, pois aumentam a proliferação desses microrganismos.

• Deixe as janelas abertas: Outra forma de cuidar da saúde no inverno é mantendo as janelas um pouco abertas, mesmo que esteja um pouco frio. Esse hábito diminuirá a proliferação de ácaros e vírus de doenças, como a gripe.

• Evite locais fechados e/ou com muita aglomeração: Aglomerações elevam as chances de transmissão de gripes, resfriados e outras doenças, especialmente em locais fechados e sem ventilação. É dessa maneira que vírus e bactérias encontram o ambiente perfeito para se multiplicar. Portanto, evite aglomerações sempre que possível.

• Lave sempre as mãos: Lavar as mãos é essencial em qualquer época do ano, mas durante o inverno isso deve ser ainda mais frequente. Afinal, é um período em que a exposição a doenças diversas é bem maior.

Ter uma boa saúde no inverno pode ser bem simples. Além das dicas acima, procure também praticar exercícios, para evitar sobrepeso e problemas cardíacos no período. Não se esqueça, ainda, de colocar as vacinas em dia.

Comentários