Fatec realiza Semana de Enfermagem – III Enf Week

Auditório da Fatec recebe acadêmicos e alunos de cursos técnicos

Auditório da Fatec recebe acadêmicos e alunos de cursos técnicos

O curso de Enfermagem da Fatec promoveu na semana passada, a 3ª Enf Week (Semana de Enfermagem da Fatec), que contou com a participação de acadêmicos do curso, profissionais da área e estudantes do curso de Técnico de Enfermagem e Segurança do Trabalho do Colégio Estadual Barbosa Ferraz.

A abertura da semana teve a presença do diretor administrativo Fábio Costa, da diretora acadêmica Grasiéla Nogueira, além de representantes do Colégio Barbosa Ferraz, da Secretaria Municipal de Saúde e da 22ª Regional de Saúde.

O coordenador de curso de Enfermagem, João Felipe Marques, comenta que a proposta do evento é aproximar profissionais, professores, alunos do curso de graduação e dos cursos técnicos, com o objetivo de fortalecer a classe e o crescimento da profissão.

O evento contou com palestra da neurocientista Alexandra Ruy, que falou sobre autoconhecimento e abordou temas como inteligência emocional nos serviços de saúde; e uma mesa redonda onde pessoas relataram casos reais de problemas com a saúde e procuraram conforto e apoio na enfermagem.

Na quinta e sexta-feira, foram realizados 8 mini cursos que abordaram os seguintes temas: Abordagem Primária ao Trauma, Cálculo de Medicação, Sinais Vitais, Punção Venosa, Drenagem Torácica, Abordagens em UTI Neonatal, Acupuntura e Anatomia Cardíaca. “Esses cursos são essencialmente práticos, onde o aluno tem um pouco da parte teórica, mas acaba vivenciando várias experiências”, disse o coordenador.

João Felipe destaca que, atualmente, o enfermeiro não tem apenas o papel de acolher e dar assistência aos pacientes, mas também é um profissional formado para pensar os sistemas de saúde, ajudar na organização e fazer com que o sistema melhore, por meio da intervenção no seu local de trabalho e nos setores onde pretende atuar.

João Felipe comenta que a Fatec conta com 4 turmas, com boa quantidade de alunos, e que a profissão de Enfermagem é considera pela OPAS e OMS como uma profissão do futuro, pois é a que apresenta maior potencial para melhoria dos sistemas de saúde.

A diretora acadêmica Grasiéla Nogueira, disse que a Fatec comemora com orgulho a III Enf Week que a cada ano é possível enxergar o crescimento deste evento fundamentado no conhecimento sólido da responsabilidade ética, do olhar humanizado, que assume cada vez mais um papel relevante na comunidade. “Assim, se concretiza a missão da Fatec, em compartilhar o conhecimento e viver um novo tempo na carreira”, frisou Grasiéla que, na oportunidade, agradeceu e parabenizou o empenho e dedicação do coordenador do curso, dos professores, acadêmicos e equipe administrativa pelo brilhante evento organizado.

João Felipe Marques

Auditório da Fatec recebe acadêmicos e alunos de cursos técnicos

Fábio Costa faz abertura da Semana de Enfermagem

Alexandra Ruy fala sobre autoconhecimento

Comentários