Biografia do Dr. Akira será lançada em Ivaiporã

Livro conta história de vida do Dr. Akira Yamasita. Por: Divulgação

Livro conta história de vida do Dr. Akira Yamasita

Fonte: Divulgação

Acontece no sábado, 11 de maio, a partir das 19h00, na Câmara de Vereadores de

Ivaiporã, o lançamento da biografia do médico e ex-prefeito do município, Akira Yamasita, “Um médico nissei em Ivaiporã, uma vida dedicada à assistência no interior do Paraná”. Na ocasião, ele também será homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Ivaiporã.

A obra relata a saga do médico nissei, desde a vinda dos pais do Japão, passando pela infância pobre no Brasil, até a luta pelas melhorias no interior do Paraná, mais especificamente na região do município de Ivaiporã, onde construiu um hospital, que foi incendiado devido a instalações elétricas precárias da época. Posteriormente, construiu o que hoje é o Instituto de Saúde Bom Jesus. Quando prefeito, Akira Yamasita atuou nas áreas fundamentais da educação, espiritualidade, e infraestrutura sanitária.

Akira Yamasita formou-se médico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou por dois anos em Guaraci, antes de vir para Ivaiporã, município onde chegou em maio de 1960 e foi prefeito no período de 1965 a 1969.

Aposentou-se em 1999, quando vendeu sua parte na sociedade no Hospital Bom Jesus para os irmãos Kawano e, logo depois, sofreu com um câncer que o debilitou para o trabalho e foi morar com a família em Foz do Iguaçu.

Como sempre foi muito ativo, Dr. Akira queria continuar desenvolvendo trabalhos assistenciais, mas devido à saúde frágil foi aconselhado pelos filhos a escrever um livro, contando a própria história e inspirar outras pessoas a seguir o mesmo caminho com trabalhos assistenciais. “Para nossa família é muito importante meu pai contar um pouco da história dele e de tanta gente que ele ajudou por meio da medicina. É mais uma realização, uma missão cumprida e um coroamento da vida dele”, comentou o filho e também médico, João Ricardo Yamasita.

Além de Ivaiporã no dia 11 de maio, a autobiografia do Dr. Akira Yamasita será lançada no dia 22 de maio, em Foz do Iguaçu, e no dia 25, em Reserva.

Comentários