Colégio João Paulo II de Pitanga incentiva atividades de leitura

Tenda da Leitura foi uma das atividades realizadas

Tenda da Leitura foi uma das atividades realizadas

O Colégio João Paulo II de Pitanga realizou diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 18 de abril, e ao Dia Mundial do Livro, que foi celebrado em 23 de abril. As ações começaram na segunda-feira (22), com a realização de tenda de leitura com os alunos do Ensino Médio e também uma pausa de 20 minutos, onde todos os alunos da escola pararam para ler.

Na terça-feira, dia 23, os alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil assistiram à peça teatral: “O Tesouro da Emília”, baseada na obra de Monteiro Lobato, e também de um momento de contação de histórias, com o tema: “As Mil e Uma Histórias de Manuela”. A ideia foi despertar o hábito da leitura e a importância dos livros.

Já na quarta-feira, dia 24 de abril, ocorreu a apresentação do jornal “Ler é Demais”, com entrevistas, notícias sobre o clima e esportes, com textos preparados pelos alunos e que despertaram a fantasia da literatura e com tudo planejado pelos próprios alunos, que escreveram sobre o tema, além da apresentação de músicas, paródias, entre outras ações.

Um banquete literário foi realizado na quinta-feira (25), onde os pratos servidos foram os livros. A ideia da ação foi mostrar que os livros podem ser algo gostoso e que destaca o prazer pela leitura. A semana foi encerrada no dia 26, com a realização de um caça ao tesouro, envolvendo todos os alunos da escola, onde cada turma saiu à caça de um personagem e envolveu também professores, coordenação e direção da escola.

A professora de leitura do Colégio João Paulo II, Érica Castro, que também é responsável pela biblioteca da escola, ressalta que todas as atividades e eventos foram pensados para despertar o hábito pela leitura, principalmente, nas crianças, que preferem estar no celular ou navegando pela internet, do que fazendo a leitura de um bom livro. “É muito importante que a leitura seja apresentada a elas como um prazer e não como uma obrigação, sendo uma atividade que desperta conhecimento, sabedoria, que a faz viajar por outros mundos. E esse é um trabalho constante em nosso colégio e que todos os dias deveriam ser o dia do livro”, frisa a professora.

Projeto de Leitura é incentivado no Colégio João Paulo

Projeto de Leitura é incentivado no Colégio João Paulo

Comentários