Curso de Pedagogia da Univale realiza projeto Fique Ligado

Tema do 1º encontro é Base Nacional Comum Curricular. Por: Divulgação

Tema do 1º encontro é Base Nacional Comum Curricular

Fonte: Divulgação

O curso de Pedagogia das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale) realizou, na última semana do mês de março, o 1º Fique Ligado, projeto que será realizado uma vez ao mês e que tem como objetivo discutir temas atuais da área da educação num formato de mesa redonda, num bate-papo descontraído.

No primeiro encontro, o tema abordado foi a Base Nacional Comum Curricular, que tem tomado grande parte dos momentos de formações de educadores de todo país. Um documento novo e que requer muita leitura e esforços para que se concretize em um currículo que fortaleça e equipare a educação de todo país.

Na ocasião, o professor doutorando Denikid Araújo Albino, coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia, falou sobre o que é a nova base, como está organizada, além de apresentar as dez competências gerais e as habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, dando suporte à construção dos currículos educacionais em todo país. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essencial que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil”, esclareceu.

A professora Letícia Ribeiro apresentou toda estrutura da Educação Infantil na BNCC e fez comparativos com outros documentos existentes e que nortearam esta etapa da educação básica. Também neste processo de fazer relações entre a nova Base e outros amparos legais que orientavam a construção de currículos educacionais, a professora Dircéia Portela trouxe discussões sobre o ensino da matemática. De uma maneira bem dinâmica, a professora apresentou as relações matemáticas que devem ser desenvolvidas durante todas as etapas e como esta organização está distribuída na Base.

Por sua vez, a professora doutoranda Lucimara Cristina de Castro trouxe discussões sobre o Ensino de Língua Portuguesa, traçou um panorama de como a linguagem perpassa todos estes documentos e políticas públicas e expôs a organização da área da linguagem na BNCC, além de seus componentes curriculares específicos.

Coordenador do curso de Pedagogia, Denikid Albino

Coordenador do curso de Pedagogia, Denikid Albino

A professora mestre Tatiana trouxe contribuições sobre a BNCC do Ensino Médio, aprovada em dezembro de 2018, que ainda é um desafio para os educadores. A professora apresentou como ficou estruturada esta etapa de ensino, bem como, o quanto as instituições de ensino terão que se organizar e se adequar. “Estes momentos de discussões sobre a BNCC possibilitam um maior engajamento dos nossos alunos no contexto educacional atual. O debate funciona como um termômetro e possibilita que paradigmas sejam desconstruídos e que novas informações sejam disseminadas”, afirmou Denikid Araújo Albino.

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