Exame cardiológico gratuito é realizado na Unidade Básica de Saúde de Lunardelli

Enfermeiros do posto de saúde passam por capacitação

Enfermeiros do posto de saúde passam por capacitação

A Prefeitura de Lunardelli fez um convênio com o Instituto do Coração de Ponta Grossa para oferecer exames de eletrocardiograma gratuito à população. Antes, os pacientes eram encaminhados para fazer o exame em Ivaiporã, dependendo de agendamento, que muitas vezes demorava mais de uma semana. Hoje, o eletrocardiograma é realizado na UBS Central.

“Antes, a prefeitura pagava 80 reais em cada exame mais o deslocamento. Hoje, temos o exame disponível no município, de forma gratuita, pela metade do preço. O município economizou e avançou ao mesmo tempo, sendo que a população está mais bem amparada”, afirma a secretária de Saúde, Regina Galego.

O município realiza cerca de 50 exames por mês, e os laudos são feitos na hora, através do sistema de vídeo conferência com o Instituto do Coração. “Nossas enfermeiras foram treinadas para manusear o aparelho de eletrocardiograma, que passa as informações para o computador, sendo que o cardiologista analisa o resultado em tempo real, direto de Ponta Grossa”, explica a secretária.

A aposentada Maria de Fátima ficou surpresa com a novidade e disse que marcará seu exame, pois agora não precisa se deslocar. “É algo que temos que comemorar, pois não precisamos mais sair do município. Fiquei muito surpresa com esse benefício. É bom saber que nossa população tem um cuidado melhor na questão cardiológica”, disse.

O médico Reinaldo Silveira de Castro avalia o investimento feito pelo município. “A população está mais bem amparada, porque, agora, quando há suspeitas de problemas cardíacos, o exame é realizado mais rapidamente na UBS. Com o resultado saindo aqui, é possível encaminhar o paciente direto para o cardiologista, para fazer uma avaliação mais detalhada e iniciar o tratamento”.

Mais de 500 exames já foram realizados no município, por meio deste convênio. “A administração pública gere os recursos com responsabilidade. Fizemos esse convênio que trouxe economia para a prefeitura e mais qualidade no atendimento aos pacientes. Buscando boas parcerias e com a ajuda da tecnologia, podemos fazer uma saúde cada vez melhor”, assinala o prefeito Reinaldo Grola.

A secretária Regina Galego ainda destaca que a prefeitura vem trabalhando para conquistar o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), com o objetivo de viabilizar consultas com especialistas no município. Ela ainda informa que um laboratório da região instalará um Posto de Coleta em Lunardelli. “Será mais um avanço. Teremos um convênio para que as pessoas não precisem se deslocar para fazer exames laboratoriais pelo SUS”, comenta.

Comentários