Inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Ivaiporã seguem abertas até dia 30

Joice Mara Gonçalves explica que interessados devem se inscrever até 30 de abril. Por: Antonello Nadal

Joice Mara Gonçalves explica que interessados devem se inscrever até 30 de abril

Fonte: Antonello Nadal

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está com inscrições abertas até 30 de abril, na Agência do Trabalhador de Ivaiporã, situada na Avenida Dr. Melvis Muchiuti, 940, para quem deseja participar da 2ª eleição unificada do Conselho Tutelar do município de Ivaiporã.

A prova escrita será no dia 30 de junho, na Escola Municipal Ivaiporã, nos períodos da manhã e tarde. A eleição acontece no dia 6 de outubro e escolherá 5 novos conselheiros tutelares e os respectivos suplentes para o município.

A seleção acontece em quatro etapas: inscrição dos candidatos, realização das provas, avaliação psicológica para os aprovados no processo seletivo e por fim a eleição, onde o candidato mais votado será eleito presidente do Conselho Tutelar de Ivaiporã para um mandato de 2 anos, e sucederá a atual presidente, Vanda Honório.

Podem concorrer ao cargo de conselheiros tutelares cidadãos que sejam maiores de 21 anos, ter reconhecida idoneidade moral, residir no município há no mínimo 1 ano, estar no gozo dos direitos políticos, possuir no mínimo o ensino médio completo, não ter sido penalizado com destituição de cargo de conselheiro tutelar, além de não ser permitida a recondução para aqueles que possuem mais de 6 anos consecutivos na função.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo que tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Entre suas atribuições estão atender e aconselhar os pais ou responsáveis e requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

Além disso, têm a função de informar ao Ministério Público fatos que constituam infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; encaminhar casos para a autoridade judiciária e assessorar o Poder Executivo municipal na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. “Trabalhamos com a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente de Ivaiporã com intuito de propor políticas públicas na área de infância e juventude. Por isso, realizamos todas essas etapas para verificar o perfil das pessoas que estarão concorrendo ao cargo”, explicou a presidente da Comissão Especial Eleitoral, Joice Mara de Oliveira Gonçalves dos Santos.

O edital do processo de seleção com o cronograma do concurso se encontra disponível no site da Prefeitura de Ivaiporã www.ivaipora.pr.gov.br. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 3472-8650/3472-5233.

Comentários