Pitanga inicia vacinação contra gripe e febre amarela

Emily Sakurai e Evandir Mazieiro conversam sobre parceria na campanha de vacinação contra gripe

Emily Sakurai e Evandir Mazieiro conversam sobre parceria na campanha de vacinação contra gripe

Teve início no dia 10 de abril e vai até o dia até o dia 31 de maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga já formulou algumas estratégias para conseguir atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar acima de 90% do público-alvo da campanha.

Uma das primeiras ações realizadas, até mesmo antes do início oficial da campanha, foi a vacinação de todas as crianças das 6 creches mantidas pelo município. A intenção foi evitar algo semelhante ao houve no ano passado, quando em função de uma gripe ou resfriado, as mães não conseguiram vacinar seus filhos durante o período da campanha. “Procuramos antecipar a chegada do tempo mais frio e realizar uma busca ativa, para que a maioria das crianças nessa idade pudesse ser imunizada”, comenta a secretária de Saúde.

Até o dia 24 de abril, apenas as crianças com idade de até 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias), serão vacinadas em todas as unidades básicas de saúde.

A partir dessa data e até o final da campanha podem procurar os postos de saúde e se vacinar, os idosos acima dos 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, presos e funcionários do sistema prisional. Para conseguir atingir o maior número possível de pessoas, a Secretaria de Saúde pretende intensificar a divulgação da campanha e contar com parcerias, como do Rotary Club Pitanga Avante que, no dia D da vacinação, vai distribuir, no posto de saúde central, pirulitos, pipocas e doces para as crianças, além de ajudar na divulgação sobre a importância da imunização.

O presidente do clube de serviço, Evandir Maziero, ressalta que a Fundação Rotária tem uma preocupação com a saúde e é o principal financiador da vacinação contra a poliomielite no mundo. No ano passado, durante a Festa de Sant’Ana, o Rotary Club Pitanga Avante realizou a divulgação da campanha e, com isso, ajudou a atingir um número maior de pessoas.

“Esse tipo de parceria é importante e nos ajuda a esclarecer melhor as pessoas sobre a importância da vacinação e também no combate às notícias falsas que contestam a eficiência da vacina. Precisamos conscientizar as pessoas de forma positiva e preventiva no município”, cita Emily Sakurai.

Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga iniciou na segunda-feira, dia 15 de abril, uma vacinação em toda a área rural contra a febre amarela. O município foi incluído no corredor epidemiológico de risco para a doença e, por meio da parceria com as secretarias do Meio Ambiente e Agricultura e a Câmara de Vereadores, durante os próximos 30 dias, os agentes de saúde percorrerão todas as casas das 80 comunidades do interior realizando a vacinação de toda a população.

Segundo Emily Sakurai, o Paraná já registrou 15 casos confirmados de febre amarela nesse ano e, por isso, os moradores de áreas rurais estão sendo imunizados para essa doença. Junto com a vacina de febre amarela, que é para toda a população, as equipes também irão realizar a imunização contra a gripe nos grupos prioritários de risco.

Na área urbana, os agentes comunitários de saúde visitarão as casas e verificarão as carteiras de vacinação; os moradores que não tenham sido imunizados contra a febre amarela serão orientados a procurar uma unidade básica de saúde e fazer a atualização da vacina.

Comentários