NRE e Secretaria Municipal de Educação de Ivaiporã realizam Formação Continuada

Professores da rede estadual e municipal de ensino participam do evento

Professores da rede estadual e municipal de ensino participam do evento

O setor de Educação e Trabalho, da equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã e a Secretaria Municipal de Educação promoveram na sexta-feira, 5 de abril, na Câmara de Vereadores de Ivaiporã, uma formação continuada para professores da área de abrangência do NRE de Ivaiporã, que compreende 14 municípios.

Professores da rede estadual e municipal participaram da atividade que contou com a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Isis Mara Esser; coordenadora da educação profissional, Flávia Regina Storer; coordenadora da equipe pedagógica, Sandra Cristina Manesco Felippe; assistente técnico da chefia, Anuar Paracat; e da diretoria municipal de educação, Rose Maria Sirço.

O objetivo do evento foi fazer uma reflexão sobre as relações entre educação e comunicação; identificar os diferentes tipos de comunicação presentes no dia a dia; entender a comunicação como uma ferramenta nas relações interpessoais; conhecer a dimensão pedagógica da comunicação; oportunizar uma reflexão em torno da prática pedagógica.

Na ocasião, o professor doutor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), José de Arimathéia Cordeiro Custódio, proferiu a palestra “Comunicação e Educação”, levando os participantes a refletirem sobre os desafios contemporâneos da educação e a relevância da comunicação nas relações interpessoais e no contexto escolar, bem como na resolução de conflitos e importante no processo de ensino-aprendizagem no dia a dia escolar. “Foram apresentados conceitos da Comunicação Social como ciência, demonstrando como ela pode ser utilizada pelo educador na prática dentro de sala de aula. O professor tem que estar atento aos meios de comunicação e ao que eles oferecem”, enfatizou o palestrante.

A coordenadora da educação profissional do NRE de Ivaiporã, Flávia Storer, destacou que para o professor é importante conhecer o processo da comunicação e utilizar das ferramentas para aprimorar a prática docente. “Diante do contexto atual, a comunicação é uma ferramenta essencial para as relações inter e intrapessoal, por isso é uma habilidade que deve ser desenvolvida por profissionais de diversas áreas, e na educação isso é fundamental para o constante aperfeiçoamento dos docentes tanto em sala de aula quanto fora dela”, comentou Flávia Storer.

Palestrante aborda conceitos da comunicação social. Por: Antonello Nadal

Palestrante aborda conceitos da comunicação social

Fonte: Antonello Nadal

Comentários