Programa Cooperjovem capacita professores em Pitanga

Professores iniciam capacitação no Cooperjovem

Professores iniciam capacitação no Cooperjovem

Professores da rede municipal de Educação de Pitanga participaram, na semana passada, do início da capacitação do programa Cooperjovem, que é desenvolvido na rede pública de ensino da cidade, desde o ano de 2015. O trabalho foi realizado durante todo o dia, no Centro Municipal de Formação de Docentes, ao lado do CEEP Miguel Parolo, e a oficina foi ministrada pela instrutora Maria Inês Bento.

Ela destaca que esse programa trabalha a questão da educação cooperativa e procura enfocar o cooperativismo de uma forma diferente para os alunos. “A ideia é trabalhar com os professores esses conceitos de cooperativismo e motivá-los a desenvolver projetos com foco no tema, entendendo como funciona uma cooperativa e como esses princípios podem ajudar do trabalho pedagógico em sala de aula”, frisa a instrutora.

O projeto conta com o apoio do Sicoob, que é a instituição parceira da prefeitura no Cooperjovem e fornece todo o material didático em que consta a metodologia do projeto, realiza o treinamento e a sensibilização. “Nós trabalhamos sempre com o professor sendo o centro da escola e como ele leva esses ensinamentos para a escola; a nossa capacitação sempre é voltada ao professor, além das atividades que são diversas e sempre preservando a questão do cooperativismo”, comenta.

Já na sala de aula, a orientação é que os professores identifiquem um problema que existe na escola e tentem buscar uma solução que envolva a todos. “São vários tipos de atividades que podem ser desenvolvidas, como a conscientização ambiental, alimentação saudável, saúde, entre outras ações que favorecem a ideia da cooperação”, disse Maria Inês Bento.

Durante o ano de 2019, serão realizadas várias oficinas de capacitação com os professores e, no final do ano, acontecerá um último módulo de avaliação.

Comentários