Mauá da Serra debate a saúde pública

Viviane Silva, Hermes Wicthoff e servidores da saúde participam de conferência

Viviane Silva, Hermes Wicthoff e servidores da saúde participam de conferência

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Mauá da Serra realizaram, recentemente, a 12ª edição da Conferência Municipal de Saúde, que nesse ano teve como tema: “Democracia e Saúde: Para a População de Mauá da Serra”.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e teve a participação do prefeito Hermes Witchoff; da vice-prefeita Tânia Macedo; do presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Dias de Oliveira; do representante da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Benedito Bento; da secretária municipal de Saúde, Viviane Granado Barreira da Silva; e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcia Aparecida de Souza.

O evento foi realizado no período noturno, que possibilitou uma boa participação da população, sendo que pelo menos 120 pessoas participaram dos debates. Eles representaram os usuários, prestadores de serviço e profissionais do setor.

A palestra principal sobre o tema da conferência foi preferida pela médica Liana Lopes Bassi, que abordou o tema central da conferência e fez uma explanação sobre os eixos temáticos, como: Direito, Financiamento e Controle Social no SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante o evento, foram realizadas várias mesas de discussão de propostas, além da eleição dos delegados, que participarão da fase estadual da conferência e representarão as entidades que passam a compor o Conselho Municipal de Saúde, para a gestão 2019-2023.

Para a comissão organizadora do evento, a conferência foi um sucesso, principalmente pela ampla participação da população e pelas sugestões e propostas apresentadas durante os debates, que além de serem avaliadas para o âmbito municipal, também serão enviadas para a análise nas esferas estadual e federal. A secretária Viviane Granado da Silva ressalta que foram realizadas também três pré-conferências nos bairros e com trabalhadores da saúde. “Queremos agradecer a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização desse evento, que foi considerado um marco na participação e no controle social das políticas públicas de saúde”, cita a secretária de Saúde.

Comentários