Festa de Santa Rita é lançada em Lunardelli

Reinaldo Grola e Célio Tarozo mostram cartaz da festa em Lunardelli

Reinaldo Grola e Célio Tarozo mostram cartaz da festa em Lunardelli

Com a presença do padre Célio Tarozo e do prefeito Reinaldo Grola, foi lançado, na semana passada, o material de divulgação da Festa de Santa Rita de Cássia, referente ao ano de 2019, que marca os 25 anos da novena em referência à padroeira de Lunardelli.

O material foi apresentado durante coletiva de imprensa, na sala de reuniões do Santuário de Santa Rita de Cássia. A festa tem início no dia 5 de maio, com a celebração das missas, que irão acontecer em todos os domingos, até o dia 9 de junho, quando está programado o Leilão de Gado. A novena acontece nos dias 13 a 22 de maio, dia que marca o ponto alto das comemorações em Lunardelli. A expectativa da organização é de receber, durante o mês, cerca de 50 mil visitantes de todo o Paraná.

O reitor do santuário, Célio Tarozo, comenta que a expectativa é acolher bem todos os visitantes e ressaltou que o santuário foi ampliado e está praticamente concluído, faltando apenas alguns detalhes de pintura externa.

Com as obras, a capacidade do tempo foi ampliada de 500 para 2,5 mil pessoas sentadas. Para que a experiência de fé dos romeiros seja completa, além de aumentar a capacidade, várias missas estão sendo programadas, em vários horários, aos domingos, principalmente, para que os participantes possam ter uma ação ativa nas comemorações. A expectativa é que cerca de 200 pessoas da comunidade participem ativamente na organização da festa.

Parte da programação ainda está sendo definida, como a realização ou não da Caminhada na Natureza e também a possibilidade da vinda do novo bispo da diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, que foi empossado no sábado, dia 6 de abril. A expectativa é que ele possa abrir um espaço na agenda durante o mês de maio para a consagração da ampliação do tempo e a reinauguração oficial do santuário.

Terreno e ampliação

Padre Célio Tarozo agradeceu o apoio da Prefeitura de Lunardelli e da Câmara de Vereadores, que estão trabalhando em um projeto de concessão de uso de um terreno com cerca de 1,2 mil m² ao lado da igreja, para que o santuário possa estruturar a construção de uma nova gruta, sala de milagres e banheiros. Além disso, a paróquia pretende substituir uma cobertura provisória, por uma estrutura metálica com telhas térmicas, no pátio ao lado da secretaria da paróquia. A expectativa é que essa ampliação fique pronta até a segunda quinzena de maio.

O prefeito Reinaldo Grola destaca que o município de Lunardelli é um dos principais pontos de visitação religiosa no Paraná e que a prefeitura tem trabalhado para viabilizar a infraestrutura, para que as pessoas que chegam ao município possam ser bem acolhidas. Ele lembra que o turismo religioso tem sido uma importante fonte de geração de renda para a comunidade, e vários negócios acontecem na cidade em função da presença de turistas. “Temos mais de 40 famílias e pelo menos 200 pessoas que se envolvem nas feiras aos domingos e essa é uma importante fonte de renda para as famílias”, frisa.

Grola comenta que uma das necessidades é a estruturação de locais de hospedagem para os turistas e que isso está sendo possível com o funcionamento de três pousadas, sendo uma delas ecológica, e também do funcionamento, já no mês de maio, do primeiro hotel de Lunardelli.

Apoio do poder público

Como o mês de maio é diferente para Lunardelli, a prefeitura conta com toda a sua infraestrutura voltada para atender a demanda do fluxo de pessoas na cidade, principalmente nos setores de saúde, limpeza pública, entre outros. O município também pretende fazer algumas melhorias, principalmente na Praça Santa Rita, que deverá receber uma nova pintura ainda este mês.

Comentários