Coorlaf realiza assembleia e aprova construção de plataforma de leite

Savete Vizentin conversa com cooperados sobre projeto da plataforma de leite

Savete Vizentin conversa com cooperados sobre projeto da plataforma de leite

A Coorlaf (Cooperativa de Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Pitanga) realizou, na semana passada, uma assembleia geral ordinária para a aprovação de vários assuntos, entre eles a construção de uma plataforma de leite, que será operada pela própria cooperativa, e receberá toda a produção dos associados. Segundo a presidente Savete Latczuk Vizentin, essa era uma demanda que surgiu dos próprios produtores de leite, que veem nessa estrutura uma forma de melhorar a comercialização do produto, facilitar a negociação com laticínios e garantir a qualidade do leite produzido pela agricultura familiar.

Para a construção da estrutura, a Coorlaf já tem garantido recursos na ordem de R$ 420 mil, assegurados por meio de um projeto do Programa Pró-Rural do Governo do Estado e recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Além disso, a cooperativa terá que colocar cerca de R$ 120 mil, em forma de contrapartida, para estruturar a plataforma. Inicialmente, a estrutura que servirá para resfriamento e armazenamento da produção dos cooperados terá capacidade de receber 40 mil litros dia, podendo ser ampliada para até 70 mil litros.

A Coorlaf conta, atualmente, com 205 sócios que trabalham com leite, sendo que a produção mensal é de aproximadamente 200 mil litros. “Na assembleia, inclusive, se abriu a possibilidade de compartilhar o uso da plataforma com outros laticínios e também trabalhar com a produção de leite de outros municípios”, cita a presidente.

A estrutura deve ser construída em um terreno cedido pela prefeitura, onde seria construído um frigorífico de porcos, mas o projeto não teve continuidade. Savete Vizentin agradece o apoio do prefeito Maicol Barbosa e do secretário de Agricultura, Juliano Lipovieski, pelo apoio ao projeto e empenho para que essa conquista se torne realidade. A prefeitura, inclusive, deve fazer, por intermédio de emenda parlamentar, a aquisição de um caminhão para a coleta de leite e fazer a concessão de uso para a cooperativa.

Na segunda-feira, dia 1 de abril, houve uma reunião entre integrantes da cooperativa com o prefeito Maicol Barbosa, o secretário de Agricultura Juliano Lipovieski e a presidente da Câmara de Vereadores, Eloy de Lurdes Ottoni, para definir os próximos passos para que o projeto seja concretizado e também debater outras demandas que a cooperativa tem junto ao município.

Além de debater o projeto da plataforma, a assembleia da Coorlaf também discutiu o projeto do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que possibilitará que a cooperativa forneça alimentos para as escolas da rede estadual de Pitanga, e também a aprovação de implantação de um projeto de mercado do produtor na sede da cooperativa. As contas do exercício de 2018 também foram aprovadas na assembleia.

Savete Vizentin, Eloy Ottoni, Maicol Barbosa e Juliano Lipovieski

Savete Vizentin, Eloy Ottoni, Maicol Barbosa e Juliano Lipovieski

Comentários