Saúde de Pitanga faz busca ativa para tratamento odontológico

Profissionais de saúde bucal fazem busca ativa nas escolas

Profissionais de saúde bucal fazem busca ativa nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga, por meio da equipe de Saúde Bucal, realizou, no dia 29 de março, na Escola Municipal Afonsina Sebrenski, a terceira etapa do programa Adote a Escola. A atividade envolveu mais de 340 alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai, o projeto teve início com os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que estavam desassistidos desse tipo de atendimento, pois muitos dos pais trabalhavam e só levavam as crianças ao dentista quando elas reclamavam de dor. Outro fator que impedia um melhor tratamento era a falta de equipamentos adequados para atendimento aos portadores de necessidades especiais e, com isso, muitas vezes, os pais precisavam ir até Guarapuava para tratamento dentário.

Com a adequação da cadeira odontológica, dentro do Hospital São Vicente de Paulo, foi iniciado um trabalho de busca ativa em todas as crianças da Apae, procurando realizar um trabalho preventivo e evitar um tratamento mais traumático e demorado. Após a Apae, este trabalho foi realizado na escola Ângelo Seguro, na área rural, e agora na Afonsina Sebrenki.

Emily Sakurai explica que as crianças são classificadas pelo fator de risco; as que foram classificadas como de alto risco, têm o atendimento agendado na sequência do diagnóstico, para que a criança vá até a unidade do CEO. “Todas as crianças serão atendidas e orientadas e estão classificadas conforme a demanda do risco”, frisa a secretária.

A ação teve uma excelente repercussão e os diretores das escolas estão procurando a secretaria de Educação para agendar a busca ativa. Segundo Emily Sakurai, será feito o agendamento até para que a equipe possa se organizar com o atendimento. “Estamos procurando demanda mesmo, fazendo um trabalho preventivo, ou seja, indo atrás dos problemas e, para isso, estamos desenvolvendo esse projeto”, cita a secretária.

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, ressaltou que projeto está envolvendo toda a equipe da saúde bucal de Pitanga e que, além de fazer a avaliação, as crianças também estão aprendendo a escovar os dentes e recebendo os kits de higiene bucal. “Elas passam por uma triagem e avaliação, onde aprendem a prevenção, correção e tratamento das doenças’, citou o prefeito.

Comentários