Palestra na Fatec apresenta importância do drone na agricultura

Palestra sobre utilização de drones na agricultura atrai acadêmicos e produtores rurais. Por: Antonello Nadal

Palestra sobre utilização de drones na agricultura atrai acadêmicos e produtores rurais

Fonte: Antonello Nadal

A forma como as plantações modernas são gerenciadas e os avanços tecnológicos que alcançaram o campo e deram uma nova cara para a agricultura, motivou o curso de Agronegócio da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) a promover uma palestra de demonstração para acadêmicos e produtores rurais sobre Utilização de Drones na Agricultura, ministrada pelo engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Xisto Roque Paizianm Netto, na sexta-feira, 22 de março, no auditório da instituição.

O engenheiro agrônomo João Carlos Gonçalves, que também é professor das disciplinas Mecanização e Agricultura de Precisão e Produção Vegetal das Grandes Culturas, no curso de Agronegócio da Fatec, explicou que o tema da palestra visou abordar uma tecnologia que está em expansão na agricultura. “Tivemos a ideia de trazer para nossos alunos um novo conceito para despertar neles o interesse por uma tecnologia que está abrindo um grande leque de mercado na agricultura. O objetivo é mostrar para os participantes a utilidade dessa ferramenta”, destacou o professor.

Por sua vez, o palestrante apresentou os vários tipos e comentou que o drone é uma ferramenta nova, que chega para agilizar processos na agricultura, possibilitando rapidez nas informações, com tomadas de decisão mais ágeis e, consequentemente, um lucro maior no final da safra. Além disso, o instrutor do Senar lembrou que o Paraná é um estado essencialmente agrícola, e quanto mais houver tecnologias voltadas para a agricultura, melhor vai ser a produtividade. “É uma ferramenta a mais na agricultura de precisão e tudo que está acontecendo no campo. Apesar de ser uma ferramenta nova no mercado, a tendência é o crescimento na utilização, porque, na agricultura moderna, o agricultor vai precisar de um drone para vistoriar e acompanhar tudo que está acontecendo em tempo real na propriedade”, frisou Xisto Netto.

A coordenadora do curso de agronegócios da Fatec, Vitória Holzmann, citou que não esperava que um dia viesse para a região de Ivaiporã uma palestra sobre drone. “O drone é uma ferramenta de fácil utilização para o pequeno ou grande agricultor. Por isso, trouxemos o instrutor do Senar para desmistificar a questão de que drones só podem ser utilizados em grandes propriedades. Foi também uma palestra para os alunos conhecerem uma nova oportunidade de mercado de trabalho”, afirmou Vitória Holzmann.

Comentários