Prefeitos da região prestigiam posse de Beto Preto

Prefeitos da região posam para foto ao lado do secretário Beto Preto

Prefeitos da região posam para foto ao lado do secretário Beto Preto

Diversos prefeitos do Vale do Ivaí e região central prestigiaram na segunda-feira, 25 de março, a posse do secretário de Saúde, Carlos Alberto Gebrin Preto, o Beto Preto, que ocorreu em Curitiba. Participaram da solenidade, entre outros, o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral; de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa; de Arapuã, Deodato Matias; de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho; de Kaloré, Washigton de Souza; o vice-prefeito de Ivaiporã, Ilson Gagliano, além dos deputados estaduais Artagão Júnior e Alexandre Curi.

Na ocasião, o governador Ratinho Júnior confirmou liberação de R$ 32 milhões para custear programas da área da saúde do Paraná. Os recursos serão destinados ao programa de apoio aos hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS (Hospsus), programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Apsus), Samu, núcleos de apoio à saúde da família, incentivo de custeio à oncologia, centro de atenção psicossocial e política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade.

Os recursos regularizam repasses que estavam defasados e serão repassados pelo Fundo Estadual para os Fundos Municipais de Saúde. Essas transferências, na modalidade Fundo a Fundo, estão sendo organizadas por meio da nova regra de financiamento, assinada pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário Beto Preto na cerimônia de posse.

O governador afirmou que os recursos atendem necessidades de uma área prioritária para o Estado. “Temos parceria com hospitais filantrópicos, hospitais públicos municipais e estadual e, também, com as secretarias municipais de saúde para melhorar o primeiro atendimento, aquele das unidades básicas”, disse o governador. “Liberamos R$ 32 milhões para diversas áreas e equipamentos. Objetivo é poder realizar de forma constante e otimizar o dinheiro público”, destacou.

Uma nova portaria criou duas contas em cada município, uma de custeio e uma de investimento. Até então os municípios precisavam acessar várias contas para chegar até a liberação das verbas do Estado.

“Fizemos esse dever de casa. A partir da Resolução 74/2019 estamos colocando esse dinheiro à disposição dos prefeitos e de todas as entidades que se sustentam com esses recursos”, afirmou o secretário Beto Preto.

PRIORIDADES - Ratinho Junior afirmou que as diretrizes para a gestão são investimento em tecnologia, regionalização do atendimento e atenção prioritária às pessoas. “Essa é uma área extremamente importante. Temos o desafio de fazer com que a Saúde esteja mais próxima da população e regionalizar ainda mais o atendimento em especialidades. Esse é o grande problema de municípios: as pessoas têm que andar 100, 200, até 300 quilômetros para consultas”, declarou.

Ele afirmou que o Governo do Estado vai evitar o deslocamento excessivo de ambulâncias com a regionalização e buscará formas de integrar ainda mais os serviços.

“Temos que avançar naquilo que já foi feito e pensar em novas tecnologias para a Saúde. O secretário Beto Preto vem com esse desafio. Queremos inovar, repensar a máquina pública. O mundo se transformava a cada 100 anos. Hoje se transforma de ano em ano ou meses e temos que acompanhar”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA E INTERAÇÃO – O secretário Beto Preto destacou a transparência como plataforma de interação com a população e a necessidade de melhorar os consórcios intermunicipais de saúde.

“Vamos lutar pela construção de um sistema único de saúde que possa levar carinho e atendimento às pessoas, perto de onde elas moram. Vamos falar com transparência. Esse é o compromisso do governador. Vamos garantir serviços mais perto das casas das pessoas e criar uma rede de assistência para contemplar todas as regiões”, afirmou.

Miguel Amaral, Ilson Gagliano, Ratinho Júnior e Alexandre Curi posam para foto durante posse de Beto Preto

Miguel Amaral, Ilson Gagliano, Ratinho Júnior e Alexandre Curi posam para foto durante posse de Beto Preto

Comentários