Prefeitura de Pitanga pretende licitar monitoramento por câmeras

Maicol Barbosa conversa com tenente Juliano e presidente do Conseg Cícero Barbosa

Maicol Barbosa conversa com tenente Juliano e presidente do Conseg Cícero Barbosa

A Prefeitura de Pitanga pretende lançar, nos próximos dias, um processo de licitação para a implantação no município de um sistema de monitoramento com câmeras de segurança, em vários pontos da cidade, principalmente, nas entradas e saídas do município, praças, órgãos públicos e principais vias urbanas.

A discussão sobre esse projeto teve início em uma reunião com o comandante da Polícia Militar, tenente Juliano Borges, e o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Pitanga), Cícero Aparecido Barbosa.

Segundo o prefeito Maicol Barbosa, após a reunião com os representantes da segurança pública e aproveitando que o município de Pitanga já está iniciando o projeto de monitoramento junto aos prédios da administração municipal, ele teve acesso a um projeto para o monitoramento externo na cidade.

O prefeito classificou a iniciativa como audaciosa, pois além das câmeras, esse sistema contará com um software de reconhecimento facial e, caso seja detectado que a pessoa possui mandato de prisão ou procurada pela Polícia, o próprio sistema alerta os policiais. Além disso, o sistema também faz o reconhecimento da placa de veículos e caso algum tenha registro de furto ou roubo, o sistema emite o alerta.

A ideia é que o banco de dados fique à disposição das autoridades policiais, que poderão fazer a consulta para a investigação de algum tipo de crime. Nos próximos dias, a prefeitura deve receber os orçamentos referentes ao projeto e, com isso, realizar a licitação para a implantação do sistema.

Comentários