Comitiva do Amapá define roteiro da visita a Pitanga

Na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, o município de Pitanga receberá a visita de prefeitos, deputados estaduais e federais do estado do Amapá. Eles fazem parte da comitiva da UBAM (União Brasileira dos Municípios) e estarão em visita ao Estado do Paraná, para conhecer alguns projetos em execução no Estado e que podem servir como exemplo para o estado do Norte do Brasil. Na semana passada foi definido o roteiro de visitas.

A comitiva chega ao Paraná na noite de 3 de abril, quando desembarca no Aeroporto Afonso Pena; na manhã da quinta-feira, 4 de abril, visitará a Sanepar e será recepcionada no Palácio Iguaçu, pelo governador Ratinho Júnior. Após conhecerem Curitiba, os integrantes embarcam para Pitanga, e a chegada é prevista para o início da tarde, do dia 5.

Às 16h00 têm início as reuniões de trabalho na sede da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná), onde eles conhecerão o projeto do ICMS Ecológico e a aplicação de recursos, com a apresentação dos prefeitos Marcel Jayre Mendes dos Santos (Mato Rico) e Clodoaldo Fernandes dos Santos (Nova Tebas).

As atividades têm sequência no sábado, dia 6 de abril, com a visita ao marco geodésico e à igreja ucraniana. A partir das 9h00 tem início a audiência pública na Câmara de Vereadores, quando serão abordados temas de interesse municipal apresentados tanto pela UBAM, como pela Amocentro. Entre os temas da audiência pública estão o Endividamento dos Municípios; Consórcios Intermunicipais; Crédito de Carbono; Descentralização dos Licenciamentos Ambientais e Criação dos Consórcios Públicos Municipais.

Já no período da tarde, no Centro Cultural Alexandre Buchmann, os temas abordados serão o Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos, Aterros Sanitários e o Planejamento do Território Paraná Centro.

No dia seguinte, a comitiva retorna a Curitiba, para embarcar para a Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, destacou que essa é uma iniciativa do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e que está tendo o apoio do Governo do Paraná e do município de Pitanga, já que o interesse maior do grupo é justamente conhecer os projetos de ICMS Ecológico e também do Crédito de Carbono, que podem beneficiar os municípios do Amapá. “As nossas expectativas são boas com relação às experiências que eles trazem e que vêm buscar sobre esses temas e também aquilo que podem apresentar como novidade”, disse o prefeito Maicol Barbosa.

Comentários