Frota de veículos cresce em 2018

Imagem da notícia.

Um bom termômetro para verificar o desempenho da economia de uma região é ver como anda o aumento de sua frota automotiva. A compra de um veículo novo ou usado movimenta não apenas as lojas de carros ou vendedores autônomos, mas também outros setores da economia, como lojas de autopeças e acessórios, borracharias, oficinas mecânicas e especializadas, além de lava-jatos e postos de combustíveis.

Um dado interessante para aferir o aumento da frota é o número de veículos emplacados por município e, em comparação com o mesmo período do ano anterior, é possível averiguar se houve ou não crescimento.

Com base nos dados do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), o jornal Paraná Centro fez um levantamento da frota veicular, com base em dados de dezembro de 2018 e comparando com o mesmo período de 2017.

A região central teve um crescimento em sua frota na ordem de 3,66%, saindo de 179,1 mil veículos para 185,7 mil. Os dados incluem carros, motocicletas, caminhões, ônibus e outros tipos de veículos que são passíveis de emplacamento.

O município com o maior número de veículos é Ivaiporã, com um total de 22.568 emplacados, registrado em dezembro de 2018, crescimento de 3,43%. Já em Pitanga, a frota cresceu 4,06% e chegou a 20.832 veículos emplacados.

O município com o maior crescimento percentual em relação ao ano anterior foi Arapuã, que teve um aumento em sua frota na ordem de 12,1%, chegando a 2.311 veículos registrados no município. Borrazópolis e Laranjal também se destacaram com crescimento percentual de 5,46% e 4,95%. Já o menor crescimento percentual ficou com Ariranha do Ivaí, com aumento de 0,96%.

Comentários