Tricologia Médica, tecnologia de ponta para seus cabelos

Dra Verena Florenço - dermatologista - Crm 26989

Dra Verena Florenço - dermatologista - Crm 26989

1. O que é a tricologia medica?

É a área da Dermatologia que visa solucionar os problemas relacionados ao cabelo e couro cabeludo. O cabelo é a moldura da face e importante para a autoestima de qualquer pessoa. As desordens capilares representam um problema de saúde, seja hormonal, nutricional ou metabólico, devendo ser identificado e tratado.

Queda de cabelos, calvície, alopecia, dermatite seborreica (seborreia), liquen planopilar, são algumas das áreas de atuação do médico dermatologista especialista em Tricologia.

2 Qual é o momento certo para mulheres e homens começarem a procurar ajuda profissional para o enfraquecimento ou queda de cabelo?

Um tricologista deve ser consultado quando: 1) a queda se prolonga além de 4 semanas; 2) percepção de que o cabelo vem ficando mais ralo e fino, podendo indicar o início de calvície e; 3) qualquer situação onde se perceba os cabelos fracos e quebradiços.

Áreas de falhas no couro cabeludo, na barba ou outra área pilosa do corpo, com ou sem sintomas no local, também merece avaliação especializada pelo tricologista.

3. Como funciona uma consulta com o tricologista e que métodos são usados para encontro de respostas?

O tricologista é um médico e sua consulta se parece com uma consulta médica tradicional. É feita a anamnese, que consiste em entrevista médica, onde o paciente expõe sua queixa e de acordo com a queixa o tricologista direcionará o questionamento, a fim de chegar a um diagnóstico. Após a anamnese é feito o exame do couro cabeludo e do fio, e um aparelho com lente de aumento ajuda nesta análise, a Tricoscopia.

Em situações especiais, podem ser necessários exames complementares, como o exame de sangue e até uma biópsia de couro cabeludo.

4. É verdade que o estresse pode fazer cair cabelo?

Sim. Dentro da Dermatologia existem vários exemplos de doenças que podem ser desencadeadas ou agravadas pelo estresse emocional. Entretanto, só afirmamos que alguma condição é consequência do estresse após descarte de outras causas de origem orgânica, ou seja, doenças como por exemplo a anemia, doença da tireoide, carência de vitaminas, má alimentação, Lupus, Sífilis, entre outras, que devem ser descartadas numa avaliação de queda de cabelos.

5. Queda de cabelo tem cura?

Como dito anteriormente, existem várias causas para a queda de cabelo e para cada uma há um tratamento diferente. Com a tecnologia existente e avanços da medicina, podemos conseguir resultados incríveis. Não usamos a palavra cura, pois exige um acompanhamento e um tratamento contínuo, mas os pacientes podem ficar muito satisfeitos.

Faltava em Ivaiporã um dermatologista especialista em Tricologia. Dra. Verena Florenço é especialista em Dermatologia Clínica (doenças) e Tricologia, ambas pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina, onde ainda atua no Ambulatório de Doenças Capilares. Realiza atendimentos em seu consultório localizado em São Paulo e em Ivaiporã na Clínica São Francisco, onde possui aparelhos de ponta para oferecimento do que há de mais moderno e avançado no tratamento de calvície, assim como doenças de pele e outros tratamentos estéticos.

>Clínica Sao Francisco - Rua Mato Grosso, 715 - Ivaiporã-PR - 43 3472 4566

Comentários