Professor de Jardim Alegre lançará manual de orientação da terceira idade

Luiz Carlos Pereira – Chocolate

Luiz Carlos Pereira – Chocolate

Acontece na terça-feira, 19 de março, a partir das 13h30, no Salão dos Idosos de Jardim Alegre, localizado na Rua Tapuias, nº 35, a palestra de lançamento do Manual de Orientação na Utilização de Academias da Terceira Idade, produzido pelo profissional de educação física, Luiz Carlos Pereira (Chocolate) e Alex Silva Ribeiro em conjunto com a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

O manual foi desenvolvido após pesquisa do autor envolvendo 820 idosos da região central do Paraná, relacionando o nível de atividade física e o comportamento sedentário com o uso de medicamentos e doenças crônicas, sendo esse artigo cientifico publicado em uma revista americana JOURNAL OF AGING AND PHYSICAL ACTIVITY.

Um dos requisitos para a formação do curso de Mestrado em Prescrição de Exercício Físico na Promoção da Saúde, além das pesquisas relacionadas, é necessário uma produção técnica voltada para a linha de pesquisa em atendimento a população idosa. Diante disso, este manual vem para auxiliar os idosos nos momentos em que estão realizando as atividades físicas nas diversas ATI´s espalhadas pelo Brasil e que não dispõe de um Profissional de Educação física para direcionar de forma segura na prática de exercício no momento da utilização dos equipamentos. As informações contidas no manual de orientação são de fácil leitura e entendimento, atendendo as necessidades de uma vida saudável e consequentemente uma melhora na qualidade de vida com mudanças no estilo de vida dos idosos, uma população que está em pleno crescimento no país.

O educador físico, a Prefeitura de Jardim Alegre e a direção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Alegre convidam os coordenadores dos idosos dos municípios da região para participarem da ação intermunicipal. “Trata-se do produto técnico criado como requisito do mestrado, sendo que o manual poderá ser utilizado como ferramenta de pesquisa para obter informações sobre saúde”, comentou Luiz Carlos Pereira.

O artigo citado está no endereço: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29345543.

Imagem da notícia.

Comentários