IFPR de Ivaiporã promove evento “Mulheres Em Contexto de Luta”

Professoras Neide Biodere e Diana de Santana

Professoras Neide Biodere e Diana de Santana

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã, realiza na quarta-feira, dia 13 de março, a partir das 19h00, na Câmara de Vereadores do município, o evento “Mulheres em Contextos de Luta”, que está sendo organizado pelas professoras Neide Biodere e Diana Patrícia Ferreira de Santana.

Segundo as professoras, o evento é para conscientizar as mulheres que sofrem algum tipo de violência, não apenas a física, mas também a psicológica.

Segundo as organizadoras, a proposta é debater sobre as mulheres que sofrem violência em vários contextos, seja rural ou urbano. Elas lembram que, no início da semana passada, dois casos de homicídios contra mulheres foram registrados na região. “Queremos promover a conscientização e debate para criar um núcleo de proteção à mulher, que pode ser o embrião de uma futura delegacia da Mulher na região”, destacam as organizadoras.

A professora Neide Biodere comenta que as mulheres, ao realizarem denúncias contra violência física ou psicológica, em delegacias de Ivaiporã e cidades vizinhas, são atendidas por um homem e isso, de certa forma, acaba constrangendo-as, o que leva muitas delas a retirar a denúncia de violência sofrida. Para ela, isso se deve à falta de um atendimento especializado.

Outra situação que será apresentada no evento é com relação à falta de um espaço de acolhimento ou proteção da mulher após a agressão, já que, muitas vezes, ela volta para a casa, onde acaba sofrendo ainda mais, já que fica exposta ao agressor. “São questões como essa que gostaríamos de discutir nessa mesa redonda”, comentam as organizadoras do evento.

Comentários