Aula Magna apresenta curso de Agronomia à sociedade ivaiporãense

Sérgio Souza conversa com alunos do curso de Agronomia do Ifpr

Sérgio Souza conversa com alunos do curso de Agronomia do Ifpr

Alunos, professores, convidados e lideranças de Ivaiporã e região participaram da aula magna proferida pelo deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Sérgio Souza, para os novos acadêmicos do curso de Agronomia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã.

Além do parlamentar, também participaram do momento histórico, o reitor do IFPR, Odacir Zanatta; o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral; o ex-prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil; a coordenadora do curso, Ellen Rúbia; a diretora geral do campus, Anna Michella Arruda; além dos prefeitos de Jardim Alegre - José Roberto Furlan, de Manoel Ribas - Bete Camilo e de Rio Branco do Ivaí - Gerôncio Rosa; assim como vereadores, diretores de outras instituições de ensino, secretários municipais, entre outras lideranças da região.

A primeira turma do curso conta com 40 alunos, sendo 25 de Ivaiporã e o restante da região e de outras cidades do Paraná. A coordenadora Ellen Rúbia Diniz comenta que o curso foi organizado para atender e beneficiar a região e o território, e voltado para os profissionais que vão trabalhar em prol do desenvolvimento local e regional. Ela acredita que o curso vai trabalhar na formação de um profissional empreendedor, com visão de desenvolvimento da agricultura, especialmente para melhorar as condições de vida dos pequenos agricultores, com aumento da geração de renda.

O curso proporcionará um ganho tecnológico importante na área da agropecuária, já que o corpo docente do curso é formado por uma equipe sólida de professores, com formação técnico-científica e, certamente, a região terá um ganho importante com essa turma e com o formato do próprio curso.

Sobre os alunos, a coordenadora destaca que esse é um grupo entusiasmado e com muita expectativa com relação ao futuro, mas destaca a importância de continuar trabalhando para melhorar a infraestrutura, para que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível.

Falando em nome da turma, a acadêmica Thais Alves de França agradeceu as lideranças que contribuíram para que o curso pudesse ser iniciado em Ivaiporã, já que essa é uma região rica na agricultura e poder desenvolver o setor econômico é significativo para todo o Brasil.

A diretora geral do campus do IFPR, Anna Michella Arruda, ressalta que o curso ainda precisa de mais algumas estruturas, mas que já está trabalhando junto à reitoria e com os professores, técnicos e o restante da equipe na organização do curso. “Foram dois anos de luta, para conseguirmos estruturar um curso de qualidade e temos que agradecer por essa grande conquista para Ivaiporã, que é ter um curso superior com qualidade”, frisa a diretora geral.

Diretora Anna Michella Arruda destaca a importância do curso de Agronomia para região, observada por autoridades

Diretora Anna Michella Arruda destaca a importância do curso de Agronomia para região, observada por autoridades

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, disse durante o evento, que os mais jovens não imaginam o sonho que era ter em Ivaiporã uma universidade pública e gratuita e que isso está sendo possível graças ao esforço de um grande número de pessoas e lideranças. Ele informou que, no mês de abril, deve mandar à Câmara de Vereadores o projeto para a aquisição de uma área de cinco alqueires, ao lado do IFPR, que servirá como fazenda experimental para o curso. “Já fizemos a declaração da área como sendo de utilidade pública, estamos negociando o valor com o proprietário e estabelecemos um valor aproximado, e com parte dos recursos do IPTU, vamos realizar esse investimento, garantindo a continuidade do curso, que vai gerar frutos grandiosos para o nosso município”, disse o prefeito de Ivaiporã.

O reitor Odacir Zanatta destacou a excelente parceria com o deputado federal Sérgio Souza e com a Prefeitura de Ivaiporã, que se iniciou no mandato do ex-prefeito Carlos Gil e que continua agora com o prefeito Miguel Amaral. “Sem essa importante parceria não conseguiríamos caminhar com o curso e, principalmente, a importância dessa área experimental para que os alunos possam ver as experiências realizadas”, disse o reitor.

O deputado federal Sérgio Souza, que proferiu a aula magna, disse que o objetivo de sua explanação foi mostrar que o setor do agronegócio, no Brasil, está longe de chegar ao auge e que existe muito espaço para desenvolver tecnologia e, para isso, é preciso capacitação e formação. “Com os avanços que tivemos nos últimos anos, conseguimos, hoje, ter até três safras por ano e, inclusive, com a junção da lavoura e da pecuária. Mas isso não acontece por acaso e sim com muito estudo e ciência aplicada”, ressalta.

No ano passado, o deputado federal encaminhou uma emenda impositiva para a melhoria da infraestrutura voltada especialmente ao curso. “Essa é uma ideia que vem de bastante tempo e que estava no plano de trabalho do ex-prefeito Carlos Gil, mas graças ao apoio do reitor Odacir Zanatta e com o trabalho que fizemos junto ao Ministério da Educação e as secretarias de ensino superior, conseguimos destinar essa emenda impositiva para Ivaiporã”, disse o parlamentar.

Lideranças destacam importância do curso para a região

O ex-prefeito Carlos Gil disse que, desde o início do seu mandato, se empenhou para trazer esse curso para Ivaiporã, pois é uma vocação regional, principalmente pela agricultura, para possibilitar aos jovens acesso a um curso federal, gratuito e com qualidade e que, certamente, será um divisor de águas, por focar a diversificação e o desenvolvimento de novos cultivares, além de novas pesquisas e que são de suma importância para Ivaiporã e região.

A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo, disse que a região é extremamente agrícola e que esse curso ficou mais próximo dos jovens da região, interessados em estudar Agronomia. “Isso demonstra que toda a região está se desenvolvendo e não apenas segurando os jovens no campo, mas melhorando as tecnologias voltadas à nossa agricultura”, frisa a prefeita.

Para o prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, esse é um curso que não é apenas de Ivaiporã, mas de toda a região, principalmente porque a agricultura é a grande “indústria” regional. “Essa certamente é uma ocasião especial e de grande alegria em recebermos esse curso, através do Instituto Federal. Vejo que, em um futuro próximo, vamos ter agrônomos trabalhando em toda a região, contribuindo para agregar valor à nossa produção”, disse o prefeito de Jardim Alegre.

Sérgio Souza fala sobre futuro do agronegócio para alunos do Ifpr

Sérgio Souza fala sobre futuro do agronegócio para alunos do Ifpr

Comentários