Ivaiporã lidera geração de empregos na região

Imagem da notícia.

O município de Ivaiporã liderou o ranking regional de geração de empregos formais em 2018. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que é ligado à Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia. O saldo positivo foi comparando o número de admissões e demissões, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2018.

Pelos dados apresentados, Ivaiporã conseguiu fechar o ano com 96 novos postos de trabalho formais, ou seja, com carteira assinada. O setor de comércio e serviços foi o responsável pela maior fatia dessa contratação. Manoel Ribas ficou em segundo lugar, com 68 novos postos de trabalho; e Santa Maria do Oeste, ficou com o terceiro lugar, com 55 novos postos de trabalho. Lunardelli também teve destaque no ranking, com saldo positivo de 54 novos postos de trabalho.

O município de São Pedro do Ivaí teve o pior desempenho e, por mais um ano seguido, acumulou saldo negativo, entre demissões e admissões, com o fechamento de 269 postos de trabalho. O resultado se reflete no pedido de recuperação judicial feito pela Usina Renuka, ainda no ano de 2017, e que tem afetado a geração de empregos no município.

Turvo e Cândido de Abreu também tiveram desempenhos negativos com o fechamento, respectivamente de 87 e 39 postos de trabalho. Mesmo assim, a região ainda teve um saldo positivo de 103 novos empregos gerados no ano passado.

Para o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, esse resultado é muito importante para o município, que está na luta para manter os empregos e com o cenário atual de crise que foi 2018, só o fato de ter um saldo positivo é uma grande conquista, ainda mais sendo o primeiro lugar na região central. O prefeito destaca que o papel da prefeitura é apoiar e incentivar os empresários a gerarem empregos e renda. “Vamos trabalhar para melhorar a empregabilidade e a infraestrutura e contribuir, buscando mais investimentos e obras que geram empregos e trazem divisas para o município. Esperamos que, em 2019, consigamos manter esses números e até mesmo aumentá-los”, disse o prefeito de Ivaiporã.

Para a prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo, o resultado demonstra que Manoel Ribas está mantendo o equilíbrio durante os últimos anos e o saldo positivo demonstra que a cidade está crescendo e se desenvolvendo e isso é motivo de satisfação para a população. “A situação do país indica que vários municípios estão reduzindo seus postos de trabalho e, em Manoel Ribas, a situação tem sido diferente”, comenta a prefeita.

Confirma a tabela com o resultado de cada município.

Comentários