Coamo de Ivaiporã mostra novas variedades de soja

Novas técnicas são apresentadas pela Coamo de Ivaiporã

Novas técnicas são apresentadas pela Coamo de Ivaiporã

A unidade da Coamo de Ivaiporã realizou na sexta-feira, dia 22 de fevereiro, seu tradicional Dia de Campo de lavouras de verão, na área anexa ao entreposto local, onde apresentou para mais de 350 cooperados, as principais novidades no plantio de soja. Foram 24 variedades apresentadas, sendo 8 delas inéditas na região central. Segundo o responsável pelo departamento técnico da Coamo de Ivaiporã, engenheiro agrônomo Fernando Soster, o número de participantes superou a expectativa, principalmente, pelo evento ser realizado durante o período de colheita. As novas variedades já estarão disponíveis para plantio nas próximas safras.

Além das variedades, os participantes também receberam informações sobre o tratamento de sementes de trigo e tiveram contato com um trabalho inicial de regulador de crescimento da soja. Soster destaca que a cultura tem crescido demais em algumas variedades e uma observação inicial mostra que, nesse porte, a soja engalha menos. Os estudos apontam que o menor porte facilita o manejo e os tratos culturais e a princípio parece ter um engalhamento melhor.

O engenheiro agrônomo ressalta que, como a condução das mostras de soja é feita da mesma forma que as lavouras no campo, os produtores puderam comparar o desempenho das variedades, especialmente, com a escassez de chuvas que marcou a safra atual. “Isso ficou comprovado, pois alguns deles foram mais afetados pela estiagem que outros e o produtor pode fazer esse comparativo no dia de campo”, comenta.

Com relação à atual safra de soja, que está sendo colhida, Soster acredita que pelo menos 20% das lavouras foram colhidas e as últimas áreas apresentam uma produtividade mais próxima da média histórica. “As chuvas não foram homogêneas e, com isso, temos áreas próximas, onde o produtor colheu 60 sacas por alqueire e em outras colheu 200 sacas. Por isso, hoje, estamos trabalhando com uma quebra na ordem de 10% sobre a estimativa inicial”, cita Fernando Soster.

24 variedades de soja foram apresentadas

24 variedades de soja foram apresentadas

Comentários