SAMU realiza capacitação para aprimorar atendimento na região

Participantes da capacitação posam para foto

Participantes da capacitação posam para foto

Integrantes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) dos municípios de São João do Ivaí, Manoel Ribas e Ivaiporã e do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã participaram no sábado, dia 23 de fevereiro, de uma capacitação, no Centro da Melhor Idade de Ivaiporã. A palestra foi realizada pelo médico Marcos Bittencourt, do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Noroeste. Ele também é médico do Aeromédico do SAMU Norte Novo.

Segundo o coordenador regional do SAMU Noroeste na região, Cesar Andreazzi, os temas envolvidos na capacitação foram cinemática do trauma: abordagem ao politraumatizado e atendimento a incidentes com múltiplas vítimas. Ele explica que esse tipo de treinamento é constante no serviço e vários temas da urgência e emergência foram abordados. Os integrantes do SAMU de Ivaiporã já participaram de treinamentos sobre urgências obstétricas, objetos perfurantes, afogamentos, entre outros. “O objetivo é manter as equipes sempre prontas para qualquer tipo de atendimento de urgência e emergência, além do trabalho diário que é realizado durante os plantões”, cita.

Ele ressalta que a capacitação é fundamental para que o atendimento sempre seja rápido e resolutivo. “Hoje, com esses treinamentos, a região de Ivaiporã, com seus 16 municípios integrantes, possui cobertura do SAMU, inclusive, de aeromédico, que tem um tempo de resposta de aproximadamente 20 minutos”, relata o coordenador.

Andreazzi lembra que, nesses dois anos de serviço implantado no município, os usuários já começam a compreender seu funcionamento e em quais situações ele deve ser acionado. Ele lembra que a central de regulação fica em Umuarama e atende 101 municípios. “Hoje, os atendimentos feitos na central de regulação vão desde uma simples orientação por telefone até o envio do helicóptero do SAMU, conforme a gravidade de cada caso”, explica o coordenador regional.

Capacitação trabalha atendimento de acidente com múltiplas vítimas

Capacitação trabalha atendimento de acidente com múltiplas vítimas

Comentários