Dia de Campo da Coamo mostra novidades para safra de Pitanga

Novas tecnologias são apresentadas aos produtores

Novas tecnologias são apresentadas aos produtores

A unidade da Coamo de Pitanga realizou, na semana passada, um dia de Campo para apresentar as novidades e avanços tecnológicos para as lavouras de verão. O evento foi realizado na área experimental da unidade do Bom Retiro e mostrou aos cooperados e visitantes 24 variedades de soja, 24 híbridos de milho e novidades em insumos, defensivos e micronutrientes de 17 parceiros da cooperativa.

O gerente da unidade de Pitanga, Valdemir da Paula Barbosa, calcula que pelo menos 300 pessoas participaram do evento e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os novos materiais que estarão disponíveis no mercado nos próximos anos; como eles se comportaram diante do clima da atual safra de verão, que foi marcada por alguns períodos longos de estiagem e altas temperaturas; além das novas tecnologias para o combate de pragas e doenças e para estimular a máxima produtividade possível. “A Coamo cresce junto com seus cooperados e a preocupação da diretoria e do nosso presidente Aroldo Galassini é que o cooperado esteja à frente e possa ter grande produtividade, comercializar na época certa e ter acesso ao que existe de mais novo no mercado e, por isso, a Coamo de Pitanga pensa nesse sentido”, frisa o gerente da unidade.

Ele ressalta que a tendência sempre é melhorar a produtividade do cooperado e, para isso, o departamento técnico tem apresentado alternativas para a melhoria da produção, com o menor custo possível e contribuindo com o planejamento, para que o cooperado alcance excelente resultado.

O cooperado Marcelo Col, que tem propriedade na localidade de Cinco Encruzilhadas, ressalta que o objetivo da visita ao Dia de Campo é conferir as principais novidades com relação a sementes, defensivos e fungicidas, além de buscar um controle maior de pragas e doenças, sem que caia a produção. “Estar aqui e aprender coisas novas é ótimo para a safra, principalmente, em um período que tivemos poucas chuvas”, comenta o cooperado.

Para o agrônomo Leandro Mansano Martínez, o dia de campo reflete a realidade do produtor, já que as lavouras experimentais foram conduzidas da mesma forma que o produtor faz em sua propriedade, sujeitas às mesmas condições de clima e temperatura. “Aqui, conseguimos notar como esses novos materiais sentiram a falta de chuvas, observar aqueles que resistiram um pouco mais e onde o ciclo da planta foi mais completo. Assim ele tem a oportunidade de decidir quais materiais poderá plantar nos próximos anos em sua propriedade”, disse o agrônomo.

Sobre a atual safra, ele ressalta que a falta de chuvas atingiu quase todo o Estado e, por esse motivo, haverá uma quebra na produção do Paraná, no entanto, na região de Pitanga, essa queda deve ser menor, já que houve algumas chuvas em períodos mais críticos da lavoura. “Acreditamos que haverá uma safra boa e com boa produtividade e em vista de outras regiões do Estado, estamos em uma posição privilegiada”, ressalta o agrônomo.

O pesquisador Luiz Tavares, da Embrapa Soja de Londrina, comenta que esses dias de campo são importantes para que o cooperado da Coamo possa ter acesso a algumas tecnologias que ele não conhece e também técnicas modernas de produção. Para esse dia de campo, a empresa de pesquisa trouxe três novas variedades, que trabalham principalmente com as boas práticas para o cooperado. Ele destaca que o produtor está cada vez mais procurando cultivares que sejam rentáveis e que tenham menor incidência de pragas e doenças. Uma das novidades apresentadas pela Embrapa são sojas tolerantes ao percevejo, em que o ciclo do inseto na planta é menor, dificultando sua reprodução.

Para o técnico Márcio Gonçalves, da TMG, a parceira com a Coamo é muito importante, pois além de aproximar o produtor, as empresas podem apresentar alternativas de bons negócios e bons resultados aos produtores.

Gerente da Coamo - Valdemir de Paula Barbosa – Miro

Dia de Campo teve grande visitação

Variedades de soja e milho são apresentadas

Luís Cesar Vieira – representante da Embrapa Soja

Leandro Mansano Martinez – Agrônomo da Coamo

Marcelo Col é produtor na localidade de 5 Encruzilhadas

Márcio Gonçalves – representante da Tmg

Comentários