Pitanga adquire aparelho de ultrassom

Dr. Maicol e Emily mostram equipamento de ultrassom

Dr. Maicol e Emily mostram equipamento de ultrassom

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga apresentou, na semana passada, um aparelho de ultrassom, adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Souza. Os recursos liberados junto ao Ministério da Saúde, na ordem de R$ 200 mil, também foram utilizados para a compra de equipamentos que serão cedidos ao Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga.

Segundo a secretária Emily Sakurai, o equipamento de ultrassom vai atender uma demanda de exames que cresceu nos últimos anos. “A demanda é grande e, com esse aparelho, vamos começar mutirões de exames para reduzir a fila e atender melhor a nossa população”, afirma. Atualmente, a secretaria tem uma demanda de 100 exames por mês e, com o equipamento, a expectativa é que esse número seja pelo menos dobrado.

O prefeito Maicol Callegari Barbosa esteve no posto de saúde para apresentar o equipamento. Ele disse que com os investimentos na área de saúde e aumento no número de profissionais, também aumentou a demanda por exames e esse equipamento vem suprir uma dessas carências no município. O equipamento será usado em exames abdominais, vias urinárias, acompanhamento do pré-natal e também os exames morfológicos, que possibilita verificar possíveis más formações do feto e, com isso, iniciar o tratamento adequado para evitar complicações.

Dr. Maicol ressalta que o equipamento inicialmente será instalado no posto central de Pitanga e assim que a reforma do antigo prédio do CIS estiver pronta, o atendimento à população será repassado a esse novo local.

Comentários