Escritor lança livro sobre a história de Lunardelli

Alvim Novaes mostra livro que foi publicado pela Mr Gráfica & Editora

Alvim Novaes mostra livro que foi publicado pela Mr Gráfica & Editora

No ano em que completa 40 anos de emancipação política, o município de Lunardelli ganhou um livro que retrata boa parte de sua história. Foi lançado no sábado, dia 16 de fevereiro, a publicação “Lunardelli – A História do Município”, de autoria do professor aposentado e historiador Alvim Novais e editado pela MR Gráfica e Editora de Ivaiporã. A cerimônia de apresentação da obra ocorreu no Centro Social Urbano e reuniu uma série de personalidades do município, entre elas o prefeito Reinaldo Grola, a secretária de Educação Suellen Grola, além de políticos, empresários e pioneiros que ajudaram a construir a história da cidade.

O livro está disponível para compra com o próprio autor, que pode ser contatado pelo e-mail [email protected], na Livraria Marlene Correia e na Informática do Nego, em Lunardelli. Cada exemplar custa R$ 20.

Ex-prefeito Mário Moribe adquire exemplares da publicação

Ex-prefeito Mário Moribe adquire exemplares da publicação

O escritor conta que a ideia de escrever a história de Lunardelli surgiu quando ele chegou à cidade em 1971. A partir da emancipação, que ocorreu em 1979, ele começou a conversar com as pessoas mais antigas e fazer anotações e escrever os relatos. No entanto, a iniciativa de fazer a publicação surgiu apenas em 2015, após fazer suas pós-graduações e tese de mestrado, quando começou a escrever a obra, que está pronta há cerca de 1 ano. “É algo simples, com o relato de vida dos pioneiros, cheguei a essa publicação”, comenta o escritor.

Além do relato dos primeiros moradores, Alvim Novaes também abordou aspectos da religião, do esporte, política e contou a história das famílias tradicionais de Lunardelli. Um dos aspectos da publicação foi buscar um material de qualidade, para que quem adquirir o livro possa guardá-lo por vários anos; e ele já planeja uma segunda edição ampliada e revisada e também outro livro.

Para o prefeito Reinaldo Grola, o professor Alvim Novaes tem autoridade para escrever sobre a história de Lunardelli, já que ele vivenciou todo esse aspecto do município e também conversou com muitas das pessoas que participaram da colonização de Lunardelli. “Com o crescimento da questão do turismo, as pessoas têm o interesse em saber mais e, com esse livro, o professor pode abordar o desenvolvimento social e econômico e é muito importante que as pessoas tenham esse livro em casa, não apenas como um registro histórico, mas também como forma de preservar a história para as futuras gerações”, cita o prefeito.

Alvim Novaes fala sobre a obra, observado pelo secretário de Turismo Francisco Izidoro e prefeito Reinaldo Grola

Alvim Novaes fala sobre a obra, observado pelo secretário de Turismo Francisco Izidoro e prefeito Reinaldo Grola

Comentários