Por que fazer o curso de Enfermagem na Fatec?

João Felipe Marques - coordenador do curso de Enfermagem

João Felipe Marques - coordenador do curso de Enfermagem

1. Qual o perfil do aluno de Enfermagem?

Na profissão de Enfermagem, o estudante deve ter o interesse de ajudar as pessoas. Ele encontra na profissão uma forma científica e profissional de realizar esse desejo. A empatia e compaixão fazem parte dos atributos necessários para a profissão. Gostar de cuidar dos outros é a característica principal. Também precisa ser alguém que se comprometa diariamente com a qualidade de vida e o bem-estar.

2. Como é organizado o curso de Enfermagem da Fatec?

O curso de graduação em Enfermagem da Fatec – Ivaiporã é moldado para a formação de profissionais críticos e humanistas, voltados para a intervenção dentro do contexto social do qual estão presentes. São 4000 horas de curso, incluindo práticas e estágios curriculares, dispostos em cinco anos de graduação. Contemplando dez semestres no total do curso.

3. Qual é a estrutura do curso?

O curso possui laboratórios modernos, professores capacitados e, principalmente, com experiência da prática profissional. Mescla disciplinas gerais (Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia, Patologia, entre outras), com disciplinas específicas à formação do profissional enfermeiro. O currículo enfatiza a saúde coletiva e o Sistema Único de Saúde (SUS), com a perspectiva da formação de profissionais aptos a fortalecer o sistema de saúde brasileiro e intervir nos determinantes de saúde da comunidade.

4. Quais atividades os alunos do curso podem desenvolver durante a graduação?

Também se preocupa em desenvolver projetos sociais e de estímulo à formação acadêmica. Os projetos de extensão são diferenciais para a formação do estudante, pois alia teoria e prática profissional, realizando a interação ensino-comunidade.

5. Como é o mercado de trabalho para a Enfermagem?

Atualmente, o profissional enfermeiro é peça fundamental nos serviços e sistemas de saúde, atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos e comunidade, em todos os ciclos de vida, na área de assistência e gerência, em unidades públicas e privadas, hospitalares e de atenção primária à saúde. Esse profissional está presente, por exemplo, nas equipes de resgate, atuando em operações de salvamento e atendendo a vítimas de acidentes ou de calamidades. A enfermagem do trabalho também é outra opção nessa carreira. Nesse caso, o profissional trabalha em uma empresa, prestando atendimento aos funcionários. Suas funções incluem atuar nos programas de prevenção e acompanhar as condições de saúde dos colaboradores. Outra atividade muito interessante nessa carreira é a pesquisa clínica. Nela, o enfermeiro participa de investigações que estudam, por exemplo, doenças, epidemias e desenvolvimento de novos medicamentos.

6. Quais são os diferenciais do curso de graduação da Fatec?

O curso de graduação em enfermagem da Fatec possui a possibilidade de formar profissionais diferenciados pela riqueza de conteúdos trabalhados aplicados à prática diária. Os professores, por terem experiência na docência e na atuação profissional, conseguem trazer exemplos práticos e dinâmicos, inserindo o futuro profissional no contexto regional de serviços de saúde.

Comentários